RECEITAS

Você sabe marinar? 9 dicas para acertar no tempero de todas as carnes!

Não sabe como marinar para deixar a carne macia e suculenta? Nós te ensinamos, pois uma boa marinada faz toda a diferença no preparo de um assado saboroso!

None
FOTO: André Fortes/Colaborador

por Redação Alto Astral
Publicado em 10/08/2016 às 09:28
Atualizado às 19:29

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Marinar significa temperar carnes com algum líquido e deixar descansando para tomar gosto. Essa técnica serve para deixar as carnes mais saborosas e macias. Mas cada tipo de carne pede temperos diferentes. Confira algumas combinações, entretanto, evite misturar muitos temperos na mesma marinada pois pode haver conflito no sabor. Escolha um líquido e mais três temperos, por exemplo. As ervas também devem ser usadas em pouca quantidade, pois algumas, como o coentro e o alecrim, têm sabor muito marcante.

Picanha ao alho na travessa com farofa e vinagrete.

FOTO: André Fortes/Colaborador

Carnes vermelhas

Vinho tinto, cerveja clara ou escura, salsão, cebola, ramos de alecrim ou tomilho, folhas de louro, alho, cominho, grãos de pimenta-do-reino, manjericão, manjerona, orégano e sálvia.

Carnes brancas (aves e peixes)

Vinho branco, suco de laranja ou maracujá, cebola, alho-poró, salsinha, sálvia, louro, grãos de pimenta-branca e coentro moído

Carnes de porco

É bom marinar com: suco de abacaxi, aguardente, cerveja clara, suco de laranja, cebola, salsão, alecrim, salsinha, louro, sálvia, tomilho, coentro em pó, alecrim, canela em pó e cravo-da-índia

SAIBA MAIS

Tempero para carnes: confira as melhores combinações!

Peixe ao molho pesto

Salpicão de frango com cevadinha

Peixes especiais

  • Para peixes brancos, como a tilápia, o cação, a merluza e o linguado, é bom marinar à base de óleo para para que fiquem mais úmidos. Já os peixes mais oleosos, como o salmão, o atum e a sardinha, ficam melhores com uma marinada ácida, feita com suco de limão, de laranja ou vinagre. Mas, quando usar vinagre ou suco de limão, misture com outros líquidos menos ácidos ou água, pois a acidez da marinada pode cozinhar a carne.
  • Para assar peixes inteiros, unte um refratário com manteiga e faça uma camada com talos de erva-doce ou cebolas fatiadas. Coloque o peixe por cima e leve ao forno, sempre coberto com papel-alumínio nos primeiros minutos para cozinhar sem queimar. Já os filés ficar melhores grelhados ou assados em papilote de papel-alumínio.
  • Para conferir sabor e aroma mais acentuado aos peixes, adicione folhas de coentro ou manjericão. Os grelhados e cozidos ficam ótimos com alecrim, manjericão e sálvia.

Dicas espertas para marinar

  • Carnes duras e com nervuras (como costela, músculo ou paleta) ficam mais macias se descansarem no tempero de um dia para outro junto com um pouco de suco de abacaxi ou 2 ou 3 gotas de leite de mamão verde. Mas, não use muito, pois a carne pode até desmanchar.
  • Vinho, cerveja, suco de laranja, leite e até refrigerante de cola também são ótimos na marinada para amaciar carnes. Se optar por um desses ingredientes, fique atenta às proporções: para 1 peça de carne de 1,5kg, use 200ml de vinho, cerveja ou suco misturado a 200ml de água.
  • Existe ainda a opção de amaciante de carne comprado pronto. Eles são facilmente encontrados nos supermercados e atuam da mesma forma que os amaciantes naturais.

Texto: Sheila Junqueira