RECEITAS

Criança na cozinha: 5 motivos para os pequenos cozinharem!

Preparar receitas é uma forma de interagir e ensinar muitas coisas para a criança! Então, saiba o que cada uma pode fazer na cozinha de acordo com a idade!

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/08/2016 às 09:36
Atualizado às 19:29

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Cozinhar pode se tornar uma brincadeira divertida para toda a família e, principalmente, para a criança. Sem perceber, as crianças aprendem noções de responsabilidade, organização, higiene e até matemática. É também uma maneira de conhecer novos sabores.

Criança segurando um fuet.

FOTO: Shutterstock.com

Ajuda no desenvolvimento da criança!

  • A importância da organização é demonstrada ao pegar todos os ingredientes antes de começar a cozinhar e guardá-los ao final. É o momento adequado para falar sobre higiene, lavando as mãos e os alimentos.
  • A matemática está presente na culinária, pois é preciso medir, pesar e dividir os ingredientes. Ler as receitas também é um aprendizado, pois a criança pratica a leitura.
  • Escolha receitas com poucas etapas e ingredientes. Explique para a criança os perigos da cozinha, porém sem alarmá-la. É melhor falar sobre cada item e como ele funciona, antes que ela tenha contato com eles. Mas não se esqueça de que o fogão é responsabilidade do adulto, assim como os objetos cortantes.
  • Se você tem duas ou mais crianças em casa, mesmo com idades diferentes, chame todas para cozinhar com você. É uma boa oportunidade para aprender a trabalhar em equipe. Saiba o que cada uma pode fazer:

Menores de 3 anos

  • Nessa idade, a maioria das crianças vai adorar misturar os ingredientes. Para isso, dê a ela uma colher de silicone ou outro material que não machuque e uma tigela de plástico. Prefira tigelas grandes onde a criança possa misturar sem derramar os ingredientes.
  • Você também pode manter a atenção da criança mostrando a ela o que está fazendo. Deixe a criança tocar nos ingredientes e experimentá-los para que ela conheça novas texturas e sabores.

SAIBA MAIS

Cortes de cabelo que combinam com crianças

Dicas para aproveitar talos, cascas e sementes dos alimentos

Enxaqueca também afeta crianças

De 3 a 6 anos

  • Ajudar a montar uma pizza, polvilhar queijo e outros ingredientes ou preparar saladas podem ser funções de crianças nessa faixa etária. Deixe-a rasgar as folhas e dispor tomates cerejas e outros ingredientes sobre elas. Ensine, mas permita que que a criança execute a parte dela sozinha.
  • Outra ideia é abrir massa de biscoito com um rolo. Os pequenos podem praticar primeiro com uma massinha de brinquedo. Quando for usar a massa do biscoito, a criança pode ajudar a cortar usando cortadores de plástico ou modelar com as mãos.

De 7 a 11 anos

  • Crianças dessa idade podem ler as receitas e usar alguns utensílios, como espremedor de alho, amassador de batatas, centrífuga para salada e extrator de suco de frutas manual.
  • É um bom momento para introduzir o uso de facas simples, como as de mesa. Deixe as crianças cortarem alimentos macios para aprenderem porque são mais fáceis.
  • Bolos e biscoitos já podem ser preparados sem ajuda, apenas com supervisão.

Maiores de 12 anos

  • Nessa idade, é hora de aprender a usar o fogão com segurança, além do micro-ondas, liquidificador, batedeira e mixer.
  • Os mais velhos também podem cortar frutas e vegetais com uma faca sem ponta, mas afiada. Ensine a criança a proteger os dedos ao fatiar algo, curvando-os para trás ou compre um protetor de dedos.

Texto: Sheila Junqueira