7 maneiras de economizar água na cozinha!

Nos dias de hoje, economizar água é fundamental! Por isso, separamos algumas formas de economizar água em sua casa e colaborar com o meio ambiente! Confira!

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 08/08/2016 às 09:44
Atualizado às 19:29

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Economizar água deixou de ser uma opção e agora é uma necessidade. Para ajudar na missão de gastar menos água na rotina diária da casa, algumas dicas podem ser bastante úteis. Confira!

Pia suja com louça para lavar.

FOTO: Shutterstock.com

  • Uma boa forma de economizar água ao lavar a louça é retirar todos os restos de comida de pratos e panelas antes de começar a higienização. Além disso, ensaboar todas as peças de uma vez e só depois enxaguá-las ajuda a evitar o desperdício. Nunca deixe a torneira aberta sem necessidade e só utilize a máquina de lavar louças se ela estiver cheia.
  • A mesma dica da torneira aberta serve para quando for escovar os dentes e lavar roupas. Também é importante evitar vazamentos, corrigindo o problema assim que começar o pinga pinga. Pode parecer pouco, mas a medida evita o desperdício de mais de mil litros de água por mês. Se as suas torneiras tiverem vazão elevada, instale redutores de vazão.
  • Reutilize a água do cozimento de legumes ou frango para preparar o arroz. Além de economizar, você irá agregar nutrientes ao alimento.
  • Use a panela de pressão para cozinhar alimentos mais duros, pois ela requer menos água do que a panela convencional. Outra opção é utilizar métodos de cocção que não precisem de água, como grelhados, assados, salteados e até mesmo frituras. Para os legumes, uma técnica alternativa ao cozimento em água é levá-los ao forno com azeite e ervas, cobertos com papel-alumínio.

SAIBA MAIS

O que acontece com quem não bebe água adequadamente?

Como economizar em casa?

  • Evite usar água corrente para descongelar os alimentos. Basta retirá-los do freezer com antecedência e deixar descongelar na geladeira de um dia para o outro.
  • Quando for higienizar as verduras, não tem jeito: é necessário lavar folha por folha para retirar qualquer sujeirinha. Depois, o ideal é deixar a salada de molho em uma solução feita com 1 litro de água e 1 colher (sopa) de água sanitária por 30 minutos. Retire as folhas da água e deixe descansar por 10 minutos antes de consumir. Essa água pode ser utilizada para regar as plantas.
  • Se suas plantinhas forem regadas no começo da manhã ou no fim da tarde, quando o sol está mais fraco, menos água se evapora, deixando-as hidratadas com menor quantidade de água. No inverno, regue-as dia sim, dia não.

Texto: Karen Barbarini

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.