Batata rústica da cantareira

Ingredientes: 3 batatas-doces 1 colher (chá) de sal comum ou grosso 3 ramos de alecrim 4 ramos de tomilho 10 folhas de sálvia 5 dentes de alho com casca 3

None

por admin
Publicado em 15/04/2016 às 17:22
Atualizado às 15:47

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Ingredientes:
3 batatas-doces
1 colher (chá) de sal comum ou grosso
3 ramos de alecrim
4 ramos de tomilho
10 folhas de sálvia
5 dentes de alho com casca
3 colheres (sopa) de azeite
Sal grosso e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Molho:
3 e 1/2 xícaras (chá) de mostarda amarela
1/4 de xícara (chá) de mostarda escura
1 colher (café) de açúcar
1 pitada de sal
1/2 xícara (chá) de mel
Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:
Para o molho, bata no liquidificador as mostardas e reserve. Bata no liquidificador o açúcar, o sal e o mel. Espere 10 minutos e depois junte a mistura das mostardas com a do mel, açúcar e sal. Depois de batido coloque pimenta-do-reino. Preaqueça o forno a 200°C (temperatura média). Lave e seque bem as batatas e as ervas. Em uma tábua, corte as batatas em gomos, sempre no sentido do comprimento, vá cortando em metades até formar gomos na espessura que desejar. Transfira os gomos para uma panela, cubra com água e tempere com o sal (comum ou grosso). Leve ao fogo alto e, quando a água começar a ferver, deixe cozinhar por 6 minutos. Retire do fogo, passe as batatas para uma peneira e deixe por alguns minutos para escorrer bem a água, esse é um dos segredos para deixar crocantes os legumes assados.
Transfira para uma assadeira, de preferência antiaderente, junte as ervas, os dentes de alho com casca e regue com o azeite. Misture bem para envolver as batatas e ervas com o azeite. Espalhe os gomos por toda a assadeira, sem encostar ou sobrepor um no outro, quanto mais espaço entre eles mais crocantes e dourados ficam. Tempere com sal grosso e pimenta-do-reino moída na hora. Leve ao forno, preaquecido, para assar por cerca de 40 minutos. Chacoalhe a assadeira de tempos em tempos ou, na metade do tempo, vire os pedaços com uma pinça. Retire do forno e, com a ajuda de uma espátula, solte as batatas da assadeira. Sirva em seguida.

Colaborador: Chef Idolo Giusti

TAGS