Cachorro pode tomar banho no frio?

Bateu a dúvida se o cachorro pode ou não tomar banho durante o frio? Confira algumas dicas para manter a higienização do pet nas temperaturas baixas

Veja algumas dicas para dar banho no pet nos dias frios
Veja algumas dicas para dar banho no pet nos dias frios - Shutterstock

por Thaís Lopes Aidar
Publicado em 05/06/2022 às 15:00
Atualizado às 15:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

No calor, dar banho nos pets é uma delícia, né? Além do cheirinho de limpeza que fica na casa toda, depois de alguns minutos na água morna eles parecerem finalmente se refrescar. Mas, infelizmente, a situação é bem diferente quando as temperaturas estão baixas.  

Ainda no fim do outono, os dias gelados parecem chegar para ficar e podem piorar ainda mais com a chegada do inverno. Com o termômetro marcando poucos graus, vem dúvida de sempre: cachorro pode tomar banho no frio?

É claro que essa resposta vai depender bastante da saúde de cada animal. Logo, só o veterinário conseguirá orientar sobre a melhor conduta. Para ajudar nesse dilema, reunimos algumas dicas com a ajuda de Thiago Calixto, da Doggi. Veja só:

De olho na temperatura da água e do secador

Nada de banho de mangueira, hein?! O chuveiro ou torneira precisa ter água morna para o bichinho não sentir frio. Além disso, é fundamental ter um secador com ar quente para secá-lo muito bem após o banho. Lembre-se de manter a distância certa para não correr o risco de machucar o pet.

Se for no petshop, cuidado com a friagem

Dentro dos salões de banho e tosa há climatização do ambiente e também da água. Porém, é preciso ter cuidado com a saída do local, viu? O ideal é ir direto para o carro ou táxi dog — e se o veículo também estiver climatizado, melhor ainda!

A estação também interfere na tosa

Existem muitos tipos de tosas para cães e, normalmente, é levado em consideração a raça do cachorro, seu estilo ou a própria estação do ano. Isso porque nas épocas mais quentes, quanto menos pelo, melhor. Do mesmo modo, o frio é inimigo das tosas curtas. Afinal, os pelos são a proteção térmica do bichinho

Fonte: Thiago Calixto, fundador da Doggi, rede especializada em banho e tosa. 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.