Connect with us

O que você está procurando?

Eclipse lunar penumbral acontece nessa sexta (10.02). Você sabe como acontece um eclipse? E sabe que existe mais de um tipo desse fenômeno? Vem descobrir!
- Foto: Observatório lunar Vaz Tolentino

Fique de olho: hoje tem eclipse lunar penumbral!

Eclipse lunar penumbral acontece nessa sexta (10.02). Você sabe como acontece um eclipse? E sabe que existe mais de um tipo desse fenômeno? Vem descobrir!

Nesta sexta (10.02) será possível ver nos céus um eclipse lunar penumbral. O fenômeno deve começar por volta das 20h30 e tem duração prevista de pouco mais de 4 horas. Saiba, abaixo, a melhor forma de acompanhar o eclipse, descubra alguns truques e entenda por que ele acontece.

eclipse lunar penumbral e tipos de eclipse

Na imagem, vários tipos de eclipse lunar                                                     Foto: Observatório lunar Vaz Tolentino

De onde o eclipse lunar penumbral poderá ser visto nesta sexta?

Acompanhar o eclipse lunar penumbral desta sexta dependerá um pouco da sorte em relação às condições climáticas de tempo. De acordo com Rodolfo Langhi, doutor em Educação para a Ciência e supervisor do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet)  de Bauru, pode ser que, por volta das 22:45 (ou um pouquinho antes), a Lua apresente uma sombra na borda norte. Basta torcer para o tempo estar limpo. Isso porque em noites nubladas o eclipse penumbral fica impossível de ser assistido.

Em relação à duração do eclipse, Langhi afirma que, geralmente, o tempo médio é de até 1 hora e 47 minutos. No caso do eclipse de sexta, a duração irá das 20:34 até 00:53, um pouco mais do que o comum.

Penumbral é mais difícil de ver

Ainda segundo o supervisor do IPMet, o eclipse desta sexta será um pouco mais complicado de ser assistido de qualquer parte do país, visto que é um fenômeno mais discreto e diferente dos eclipses do tipo total ou parcial, que podem facilmente ser vistos a olho nu por quem está do lado escuro do acontecimento.

“Para eclipses lunares, não há muitas dificuldades, pois quem estiver no lado escuro da Terra (noite) poderá visualizar a lua cheia sendo escurecida durante um eclipse lunar total. Se você ficar num lugar aberto e descampado, certamente será mais fácil de observar a lua”, orienta Langhi.

Equipamentos são necessários

Você já deve ter ouvido alguém dizer que, para assistir a um eclipse, é indispensável o uso de um vidro fumê para não ter a visão afetada pelo fenômeno. Rodolfo Langhi garante que, no caso de eclipse lunar de hoje, não existe nenhum risco na observação direta, então, o uso de qualquer tipo de equipamento é dispensável. O mesmo não acontece em casos de eclipse solar, já que em fenômenos deste tipo o uso de proteção é importante.

“No entanto, vidros fumê, óculos escuros, chapas de raios X não devem ser usados, pois estes materiais não protegem sua retina das radiações solares que a danificam, podendo causar prejuízos irreversíveis aos seus olhos! Para os eclipses solares, recomenda-se usar vidros de máscara de solda n.14 (esverdeados),  encontrados em lojas de equipamentos de segurança do trabalho”, recomenda o supervisor do IPMet.

Como acontece um eclipse lunar?

Um eclipse lunar é um fenômeno que acontece quando a Lua é coberta pela sombra da Terra. Achou esquisito? Dá pra explicar de um jeito mais fácil!

O eclipse lunar acontece quando a Lua, o Sol e a Terra estão alinhados. Nesse alinhamento, a Terra fica entre o Sol e a Lua, impedindo a chegada da luz. Por isso, muitas vezes, estes eclipses podem ser vistos a olho nu.

Uma curiosidade é que os eclipses sempre acontecem em noites de Lua cheia, o que não é apenas uma coincidência! Isso ocorre porque a Lua precisa estar bem na frente do Sol – o que causa a Lua cheia – para que a sombra que dá origem ao eclipse seja criada.

Tipos de eclipse lunar

Mas se engana quem acha que todos os eclipses lunares são iguais. Na verdade, existem três tipos diferentes: lunar total, lunar parcial e eclipse lunar penumbral, que é o que vai acontecer hoje.

tipos de eclipse e eclipse penumbral

No eclipse lunar total, a Lua fica completamente escondida atrás da sombra da Terra. Mesmo assim, a escuridão pode não ser completa, já que ela fica com um tom levemente avermelhado durante o evento. Essa característica levou este tipo de eclipse a ter o apelido popular de “Lua de sangue”. Já no eclipse lunar parcial – como o próprio nome diz – a Lua fica apenas parcialmente coberta pela sombra da Terra.

O eclipse lunar penumbral, que vai ocorrer hoje, é um pouco diferente. A penumbra, ao contrário do que muitos pensam, não é a escuridão completa e nem a sombra, e sim o que fica entre esses dois estados. Infelizmente, este eclipse é o mais difícil de ser observado, justamente porque a penumbra em si é bem mais fraca e, consequentemente, menos visível do que uma sombra.

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Notícias

A causa da epilepsia pode ser por nascença ou trauma físico, e o tratamento é realizado com o uso de medicamentos contínuos.

Estilo de vida

Se consumido moderadamente, o chocolate pode contribuir com a saúde do organismo. Confira quais os benefícios do chocolate!

Estilo de vida

Muitas pessoas têm uma playlist que inspira a criatividade ou força de vontade, e com o Steve Jobs não era diferente. Veja as músicas favoritas do gênio

Notícias

Não, porque não deixam de ser drogas, com o agravante de que substâncias sintéticas, como o ecstasy, estimulam o sistema nervoso central.

Notícias

O álcool e o cigarro ganham essa briga com larga vantagem, segundo uma pesquisa feita em 2004 pelo pesquisador Roberts S. Gable, nos Estados Unidos.

Notícias

O canabidiol, ou CBD, é o principal constituinte da Cannabis sativa, um dos tipos da planta, e representa cerca de 40% dos extratos da erva.

Entretenimento

A relação controversa entre as escrituras sagradas e a ciência dura milênios. Mas, o que diz a ciência sobre ter existido a Arca de Noé? Seria possível?

Entretenimento

Confira descobertas e curiosidades sobre a relação entre a música e a mente humana – as canções têm mais influência no seu dia a dia do que você imagina