NOTÍCIAS

Qual droga prejudica mais a saúde: maconha, álcool ou cigarro?

O álcool e o cigarro ganham essa briga com larga vantagem, segundo uma pesquisa feita em 2004 pelo pesquisador Roberts S. Gable, nos Estados Unidos.

None
Foto: Freepik

por Redação Alto Astral
Publicado em 02/02/2017 às 09:51
Atualizado às 16:13

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O álcool e o cigarro ganham essa briga com larga vantagem, segundo uma pesquisa feita em 2004 pelo pesquisador Roberts S. Gable, da Universidade Claremont, nos Estados Unidos. Mas existem critérios que devem ser levados em conta, já que droga é droga e todas fazem mal à saúde. O tabaco é a droga que mais vicia seus usuários, mas isso acontece porque ele é uma droga lícita e facilmente encontrado à venda.

Por isso, ele é a droga que mais mata no mundo – cerca de 5 milhões de usuários por ano. O tabaco desencadeia diversos tipos de doenças, como problemas cardíacos, câncer de pulmão, de boca, de bexiga e de pâncreas, doenças respiratórias e diabetes.

garrafa, garrafa, cerveja, álcool

Foto: Freepik

Ainda segundo a pesquisa, o álcool é a droga mais perigosa e a que mais causa danos à sociedade, fazendo com que o sistema de saúde público gaste sete vezes mais com a internação de dependentes dele do que com dependentes de outras drogas. O álcool é considerado pela OMS (Organiza- ção Mundial da Saúde) o principal problema de drogas no mundo, matando por ano 35 pessoas a cada 100 mil habitantes. As doenças causadas pela bebida são diversas, entre elas câncer, infarto, gastrite, pancreatite, cirrose e síndrome fetal alcoólica. Isso sem contar as mortes por acidentes no trânsito e brigas de rua.

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Edição: Angelo Matilha Cherubini