Connect with us

O que você está procurando?

O álcool e o cigarro ganham essa briga com larga vantagem, segundo uma pesquisa feita em 2004 pelo pesquisador Roberts S. Gable, nos Estados Unidos.
- Foto: Freepik

Qual droga prejudica mais a saúde: maconha, álcool ou cigarro?

O álcool e o cigarro ganham essa briga com larga vantagem, segundo uma pesquisa feita em 2004 pelo pesquisador Roberts S. Gable, nos Estados Unidos.

O álcool e o cigarro ganham essa briga com larga vantagem, segundo uma pesquisa feita em 2004 pelo pesquisador Roberts S. Gable, da Universidade Claremont, nos Estados Unidos. Mas existem critérios que devem ser levados em conta, já que droga é droga e todas fazem mal à saúde. O tabaco é a droga que mais vicia seus usuários, mas isso acontece porque ele é uma droga lícita e facilmente encontrado à venda.

Por isso, ele é a droga que mais mata no mundo – cerca de 5 milhões de usuários por ano. O tabaco desencadeia diversos tipos de doenças, como problemas cardíacos, câncer de pulmão, de boca, de bexiga e de pâncreas, doenças respiratórias e diabetes.

garrafa, garrafa, cerveja, álcool

Foto: Freepik

Ainda segundo a pesquisa, o álcool é a droga mais perigosa e a que mais causa danos à sociedade, fazendo com que o sistema de saúde público gaste sete vezes mais com a internação de dependentes dele do que com dependentes de outras drogas. O álcool é considerado pela OMS (Organiza- ção Mundial da Saúde) o principal problema de drogas no mundo, matando por ano 35 pessoas a cada 100 mil habitantes. As doenças causadas pela bebida são diversas, entre elas câncer, infarto, gastrite, pancreatite, cirrose e síndrome fetal alcoólica. Isso sem contar as mortes por acidentes no trânsito e brigas de rua.

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Edição: Angelo Matilha Cherubini

Advertisement

Notícias

O canabidiol, ou CBD, é o principal constituinte da Cannabis sativa, um dos tipos da planta, e representa cerca de 40% dos extratos da erva.

Entretenimento

A relação controversa entre as escrituras sagradas e a ciência dura milênios. Mas, o que diz a ciência sobre ter existido a Arca de Noé? Seria possível?

Entretenimento

Confira descobertas e curiosidades sobre a relação entre a música e a mente humana – as canções têm mais influência no seu dia a dia do que você imagina

Casa & Decor

Quer deixar seu lar organizado em apenas 5 dias? A gente te mostra algumas dicas superpráticas que vão te ajudar a realizar essa meta

Estilo de vida

Nosso paladar é capaz de reconhecer um quinto gosto, o umami. Mas para apreciá-lo, é preciso conhecer. A nutricionista Mariana Rosa te ensina, venha ver!

Notícias

A relação controversa entre religião e ciência dura milênios. Mas, o que diz a ciência sobre Pôncio Pilatos ser o presidente da Judéia? Saiba mais!

Notícias

A molécula do THC é a principal ligante do receptor CB1, que é o principal receptor canabinóide atuante no sistema nervoso.

Notícias

A vontade de comer as vezes parece incontrolável e o ataque a geladeira pode estragar todo seu esforço com a dieta. Saiba como controlar os desejos!