Os números e os fatos curiosos sobre o livro mais vendido em todo o planeta. Conheça um pouco de como é a Bíblia pelo mundo!
por Redação Alto AstralPublicado em 01/02/2017 às 14:27 Atualizado às 16:14
Mais de seis bilhões de exemplares da Bíblia já foram vendidos em todo o mundo. É sete vezes mais que a segunda publicação mais comercializada, mas se trata do Livro Vermelho, escrito pelo líder chinês Mao Tsé-Tung para o culto de sua personalidade na China comunista. Apesar dos números, os textos bíblicos não são unanimidade em todo o mundo – basta pensar nos países islâmicos. Somar-se a isso o fato de que, há lugares em que o livro é proibido pela lei. Conheça algumas curiosidades sobre “a palavra de Deus”.
FOTO: Vinícius Tupinamba/Shutterstock Images
De acordo com um relatório produzido pelas Sociedades Bíblicas Unidas de 2012, o livro sagrado cristão já foi publicado em 2.539 idiomas diferentes. O número foi calculado a partir de informações do Museu da Bíblia da Sociedade Bíblica do Brasil e pelo setor de Bíblias das SBU na Biblioteca da Universidade de Cambridge (Inglaterra). Os dados se baseiam no número de traduções feitas somente do Novo Testamento (1.241), de porções bíblicas (823) e da Bíblia inteira (475). Estima-se que haja cerca de 6.900 línguas no mundo.
A 100.000ª edição da Bíblia no mundo foi impressa no Brasil. O lote de livros foi produzido pela Gráfica da Bíblia, pertencente à Sociedade Bíblica do Brasil e com sede no Rio de Janeiro.
Segundo a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, divulgada pelo Instituto Pró-Livro em 2012, 90% dos brasileiros afirmam ter uma Bíblia em casa, sendo a obra mais lida por aqui (42% da população);
Uma pesquisa da Lifeway Research mostra que 19% da população lê a Bíblia todos os dias, 26% o faz algumas vezes na semana, enquanto 19% raramente ou nunca lê o livro sagrado.
FOTO: Shutterstock Images
É permitido ter Bíblia em certas línguas, como espanhol, francês e inglês, mas não no idioma árabe.
A população do país nórdico pouco frequenta a igreja – apenas 1% dos noruegueses, segundo estimativas da Igreja Luterana da Noruega. Porém, em 2012, a Bíblia foi o livro mais vendido no país, superando best-sellers como Cinquenta Tons de Cinza. A “jogada de marketing” da Sociedade Bíblica local foi promover a nova tradução com o lançamento de um romance de ficção sobre temas bíblicos.
É proibido imprimir a Bíblia no país, mas é permitido importar cópias em quantidades limitadas, por meio de igrejas registradas.
Nem Bíblia, nem Alcorão, nem Torá. Como o país proibiu a liberdade religiosa, os livros sagrados são obtidos clandestinamente. A Human Rights Watch, organização mundial de direitos humanos, acusa a Coreia do Norte de patrocinar grupos religiosos somente como uma fachada, já que persegue e reprimecom violência quem segue alguma religião.
FOTO: iStock/Getty Images
Como a religião oficial do país é o Islamismo, nativos não podem carregar uma Bíblia sob risco de punição. Estrangeiros podem ter uma cópia, desde que não propaguem a fé cristã.
Por ano, 12 milhões de cópias da Bíblia são impressas no parque industrial da Amity Printing Company, em Nanquim, a única unidade autorizada a executar os serviços no país. Desse montante, 80% ficam na China, e o restante é exportado para cerca de 70 países. Entretanto, imprimir ou distribuir a Bíblia sem autorização pode render até cadeia.
LEIA TAMBÉM
Texto: Thiago Koguchi Edição: Nathália Piccoli