Connect with us

O que você está procurando?

Os números e os fatos curiosos sobre o livro mais vendido em todo o planeta. Conheça um pouco de como é a Bíblia pelo mundo!
- FOTO: iStock/Getty Images

Bíblia pelo mundo: saiba um pouco mais sobre esse importante livro

Os números e os fatos curiosos sobre o livro mais vendido em todo o planeta. Conheça um pouco de como é a Bíblia pelo mundo!

Mais de seis bilhões de exemplares da Bíblia já foram vendidos em todo o mundo. É sete vezes mais que a segunda publicação mais comercializada, mas se trata do Livro Vermelho, escrito pelo líder chinês Mao Tsé-Tung para o culto de sua personalidade na China comunista. Apesar dos números, os textos bíblicos não são unanimidade em todo o mundo – basta pensar nos países islâmicos. Somar-se a isso o fato de que, há lugares em que o livro é proibido pela lei. Conheça algumas curiosidades sobre “a palavra de Deus”.

 

bíblia, bíblia pelo mundo-fé

FOTO: Vinícius Tupinamba/Shutterstock Images

 

Torre de Babel

De acordo com um relatório produzido pelas Sociedades Bíblicas Unidas de 2012, o livro sagrado cristão já foi publicado em 2.539 idiomas diferentes. O número foi calculado a partir de informações do Museu da Bíblia da Sociedade Bíblica do Brasil e pelo setor de Bíblias das SBU na Biblioteca da Universidade de Cambridge (Inglaterra). Os dados se baseiam no número de traduções feitas somente do Novo Testamento (1.241), de porções bíblicas (823) e da Bíblia inteira (475). Estima-se que haja cerca de 6.900 línguas no mundo.

 

No maior país católico do mundo

A 100.000ª edição da Bíblia no mundo foi impressa no Brasil. O lote de livros foi produzido pela Gráfica da Bíblia, pertencente à Sociedade Bíblica do Brasil e com sede no Rio de Janeiro.

Segundo a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, divulgada pelo Instituto Pró-Livro em 2012, 90% dos brasileiros afirmam ter uma Bíblia em casa, sendo a obra mais lida por aqui (42% da população);

Uma pesquisa da Lifeway Research mostra que 19% da população lê a Bíblia todos os dias, 26% o faz algumas vezes na semana, enquanto 19% raramente ou nunca lê o livro sagrado.

 

bíblia pelo mundo-mãos-fé

FOTO: Shutterstock Images

 

Marrocos

É permitido ter Bíblia em certas línguas, como espanhol, francês e inglês, mas não no idioma árabe.

Noruega

A população do país nórdico pouco frequenta a igreja – apenas 1% dos noruegueses, segundo estimativas da Igreja Luterana da Noruega. Porém, em 2012, a Bíblia foi o livro mais vendido no país, superando best-sellers como Cinquenta Tons de Cinza. A “jogada de marketing” da Sociedade Bíblica local foi promover a nova tradução com o lançamento de um romance de ficção sobre temas bíblicos.

 

Turcomenistão

É proibido imprimir a Bíblia no país, mas é permitido importar cópias em quantidades limitadas, por meio de igrejas registradas.

 

Coreia do Norte

Nem Bíblia, nem Alcorão, nem Torá. Como o país proibiu a liberdade religiosa, os livros sagrados são obtidos clandestinamente. A Human Rights Watch, organização mundial de direitos humanos, acusa a Coreia do Norte de patrocinar grupos religiosos somente como uma fachada, já que persegue e reprime com violência quem segue alguma religião.

 

bíblia-óculos-bíblia pelo mundo

FOTO: iStock/Getty Images

Maldivas

Como a religião oficial do país é o Islamismo, nativos não podem carregar uma Bíblia sob risco de punição. Estrangeiros podem ter uma cópia, desde que não propaguem a fé cristã.

 

China

Por ano, 12 milhões de cópias da Bíblia são impressas no parque industrial da Amity Printing Company, em Nanquim, a única unidade autorizada a executar os serviços no país. Desse montante, 80% ficam na China, e o restante é exportado para cerca de 70 países. Entretanto, imprimir ou distribuir a Bíblia sem autorização pode render até cadeia.

 

LEIA TAMBÉM

 

Texto: Thiago Koguchi  Edição: Nathália Piccoli

Advertisement

Notícias

Eclipse lunar penumbral acontece nessa sexta (10.02). Você sabe como acontece um eclipse? E sabe que existe mais de um tipo desse fenômeno? Vem descobrir!

Notícias

A causa da epilepsia pode ser por nascença ou trauma físico, e o tratamento é realizado com o uso de medicamentos contínuos.

Estilo de vida

Se consumido moderadamente, o chocolate pode contribuir com a saúde do organismo. Confira quais os benefícios do chocolate!

Estilo de vida

Muitas pessoas têm uma playlist que inspira a criatividade ou força de vontade, e com o Steve Jobs não era diferente. Veja as músicas favoritas do gênio

Notícias

Não, porque não deixam de ser drogas, com o agravante de que substâncias sintéticas, como o ecstasy, estimulam o sistema nervoso central.

Notícias

O álcool e o cigarro ganham essa briga com larga vantagem, segundo uma pesquisa feita em 2004 pelo pesquisador Roberts S. Gable, nos Estados Unidos.

Notícias

O canabidiol, ou CBD, é o principal constituinte da Cannabis sativa, um dos tipos da planta, e representa cerca de 40% dos extratos da erva.

Entretenimento

A relação controversa entre as escrituras sagradas e a ciência dura milênios. Mas, o que diz a ciência sobre ter existido a Arca de Noé? Seria possível?