MUNDO MÍSTICO

9 dicas para desenvolver sua inteligência espiritual

Ter uma espiritualidade desenvolvida pode refletir positivamente no seu dia a dia. Entenda o que é a inteligência espiritual e saiba como aumentá-la

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 02/10/2017 às 09:20
Atualizado às 11:40

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O conceito ligado à espiritualidade ganhou destaque no início dos anos 2000 com o livro QS: Inteligência Espiritual, de Danah Zohar e Ian Marshall, e agregou aos mais tradicionais quocientes de inteligência e emocional a importância de transcender a capacidade do ser humano de pensar, questionar, compreender, agir e criar.

Ele liga-se principalmente ao ato de encontrar um propósito de vida, uma vocação. “Está vinculado à expansão da nossa consciência e à capacidade de processar dados intangíveis para a maioria das pessoas, como lidar com a nossa reação à vibração energética de grupos de pessoas, intuição, ponderação, reatividade e conexão com energias superiores”, afirmam os especialistas em espiritualidade Bruno Gimenes e Patrícia Cândido.

Como desenvolver a espiritualidade?

A terapeuta Mônica Carpes garante que há diversas possibilidades de desenvolver a espiritualidade: “pequenas atitudes e mudanças de comportamento surgem naturalmente após um trabalho de autoconhecimento (terapias podem facilitar), do mesmo modo que processos simples de meditação e até uma análise geral de como se está encarando a vida”.

A reflexão também é um meio eficiente de ficar espiritualmente inteligente segundo a especialista, como o realizar um questionamento a respeito de atitudes em determinados momentos do dia a dia “ou ao refletir sobre o meu nível de contribuição na comunidade, na cidade ou no país. Isso já nos leva a respostas diferentes o tempo todo, assim, a busca por melhoria permanece ativa”, completa Mônica.

O dia a dia frenético costuma ser complicado o suficiente, não é? Então busque simplificar pequenas coisas, como conversas – lembrando que simplificar não é o mesmo que tirar a profundidade do assunto. “Ter uma interação mais harmônica com as pessoas, animais e com a natureza também é uma prática tangível”, acrescenta a terapeuta.

Bruno e Patrícia resumem mais nove dicas para alcançar a inteligência espiritual, confira:

LEIA TAMBÉM:

Texto e entrevistas: Giovane Rocha / Consultorias: Bruno Gimenes, especialista em espiritualidade e co-fundador da instituição Luz da Serra, em Nova Petrópolis (RS); Mônica Carpes, especialista em terapia individual, conjugal e familiar; Patricia Cândido, filósofa e co-fundadora da instituição Luz da Serra