MUNDO MÍSTICO

Pentecostes: conheça uma das celebrações mais importantes do calendário cristão

A comemoração da descida do Espírito Santo para os apóstolos: saiba mais sobre a importante data cristã do domingo de Pentecostes

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 04/06/2017 às 16:00
Atualizado às 12:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O 50º dia após a Páscoa é considerado, pelos cristãos, o Dia de Pentecostes. Essa comemoração é o símbolo do Cenáculo, onde os apóstolos se reuniram, pela primeira vez, à espera do Espírito Santo, que desceu sobre eles, na forma de fogo.

Essa ação do Espírito Santo, no ser humano, tem o poder de conceder os dons divinos e converter os fiéis dos seus pecados, pelo arrependimento e confissão, aceitando Jesus como único Salvador. Tal experiência é chamada de Batismo no Espírito Santo.

Desde a fundação do Pentecostes, a comunidade cristã se reúne para ser conduzida pelo sopro inspirador, compartilhando o amor em Cristo. A partir daí, os apóstolos passaram a pregar o Evangelho do Senhor.

Prece poderosa de Pentecostes

“Uma luz jubilosa, maravilhosa, um fogo saindo do poder de Deus se difundiram sobre os discípulos de Cristo; encheram seus corações, enriqueceram suas línguas e os convidaram ao recital de louvores. Soberano consolador, vem a nós ainda agora! Fecunda nossas línguas, tranquiliza nossos corações. Sem a tua graça, não há alegria, nem salvação, nem paz, nem sorriso de amor nem plenitude. Tu, a luz e o perfume, és a origem do amor divino, que confere à água batismal sua força e seu poder misterioso. Tu fizeste de nós nova criação, de agora em diante somos filhos da graça divina. Tu, que dás e ao mesmo tempo és dom, tu, que derramas sobre nós todo bem, torna nossos corações aptos para teu louvor, e nossos lábios prontos para proclamar tuas maravilhas. Autor de toda inocência, renova-nos em Cristo e concede-nos a plenitude da alegria.”

LEIA TAMBÉM

Texto e pesquisa: Jéssica Sumida/Colaboradora – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Fonte:O poder da Oração – Rezar com o Espírito Santo, Carlos Eduardo Catalfo, Editora Santuário, 2006; Adão de São Vitor, monge