Plantas que podem e que não podem ter em casas com pets

Saiba quais espécies de plantas são nocivas para os animais e quais são pet friendly, ou seja, que não apresentam riscos a eles

O girassol é uma planta pet friendly
O girassol é uma planta pet friendly - Shutterstock

por Thaís Lopes Aidar
Publicado em 01/06/2022 às 17:00
Atualizado às 17:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Os cães e gatos ocupam cada vez mais espaço nos lares brasileiros, sabia? E quem diz isso não são os apaixonados pelos pets: são as pesquisas! De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil abriga a segunda maior população de pets do mundo com mais de 70 milhões de animais domésticos. 

Justamente por isso, esse mercado não para de crescer e, junto dele, vem a busca pelos cuidados ideais com os bichinhos, sobretudo no que diz respeito às plantas. Afinal, além de pets, o brasileiro adora ter uma plantinha em casa, né? Porém, algumas espécies podem ser nocivas e até fatais para cães e gatos. Logo, é melhor saber escolher bem as plantinhas para evitar acidentes e reações indesejadas com os animais. 

As plantas que NÃO PODEM ter em casas com pets

Lucas Buffo, especialista da Flores Online, ressalta que algumas flores conquistam as pessoas pelo seu cheiro e beleza únicos. No entanto, mesmo com essa bela apresentação, são completamente perigosas para os bichinhos, podendo causar vômitos, diarreias, alterações cardíacas, convulsões e até coma. Nesse caso, busque ajuda imediatamente!

Abaixo, listamos algumas espécies que você deve manter bem longe dos pets:

  • azaleia
  • copo de leite
  • antúrio
  • samambaia
  • lírio
  • espada de São Jorge

No caso da família já ter algumas dessas plantas, o ideal é deixá-las em um local onde o animal não tenha nenhum acesso, muito menos sem supervisão. Outro ponto reforçado por Lucas é sobre as viagens: se levar o pet, se certifique de quais espécies terão no local, e se deixá-lo com terceiros, reforce esses cuidados. 

As plantas que PODEM ter em casas com pets

A boa notícia é que também existem espécies chamadas 'pet friendly', ou seja, amigáveis para os animais. Portanto, eles podem ter contato direto sem acarretar danos à saúde — desde que o animalzinho não seja alérgico! E essas flores, além da segurança, mantém a beleza e o perfume, viu? 

Veja as plantas permitidas em casas com pets:

  • girassol
  • orquídea
  • fitônia
  • echeverias (uma espécie das suculentas)

Na dúvida, pesquise!

Se você quiser comprar plantas e flores novas, o ideal é sempre pesquisar sobre a espécie em questão para ter certeza que não trará riscos ao animal. Nesse caso, o médico veterinário será a melhor pessoa para te orientar! 

Fonte: Lucas Buffo, CEO da Flores Online.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.