Connect with us

O que você está procurando?

Você sabia que o mau hálito pode ser causado por diversos motivos? Porém, cerca de 90% dos casos de halitose têm como culpada a má higiene bucal
- O mau hálito pode ter várias causas. A mais comum é a falta de higiene bucal. FOTO: Shutterstock.com

Halitose: falta de higiene bucal é a maior causadora do problema

Você sabia que o mau hálito pode ser causado por diversos motivos? Porém, cerca de 90% dos casos de halitose têm como culpada a má higiene bucal

Quem nunca ficou sem graça ao conversar com uma pessoa e sentir que da boca dela vinha um cheiro desagradável? E não há como negar que você mesmo, algum dia, tenha sido vítima do hálito ruim. “Embora não seja uma doença, o problema pode causar grave discriminação, que acaba isolando ou fazendo com que o indivíduo se retraia do convívio social, chegando a prejudicar até sua vida profissional”, alerta o otorrinolaringologista Sérgio Salomão Abdala Caruí, especialista no assunto. Mais do que uma questão específica, prevenir e tratar a halitose requer cuidados com todo o organismo. Confira!

De onde vem o cheiro?

É comum que seja atribuída ao estômago a responsabilidade pelo odor na boca, mas acredite: o órgão é inocente, segundo a Associação Brasileira de Halitose (nome clínico dado ao mau hálito). As raras exceções acontecem quando o indivíduo sofre de diverticulose esofágica, arrotos ou refluxo gastro-esofágico. Ainda assim, nesses casos, o hálito desagradável é momentâneo e produz um odor diferente: enquanto a halitose crônica exala cheiro de enxofre, a provocada por problemas gástricos tem odor ácido. Entre os fatores que podem interferir no frescor do hálito estão higiene oral, variações fisiológicas e adaptativas do indivíduo, hora do dia, uso de próteses dentárias removíveis e doenças psiquiátricas.

“Existem mais de 60 causas para o problema, mas a maioria dos casos estão relacionados a problemas bucais”, Maurício Duarte da Conceição, dentista

Níveis da halitose

O maior problema da halitose é que quem sofre com ela não consegue perceber, já que o olfato se adapta rapidamente a cheiros constantes. Um teste simples para avaliar o hálito, sugerido pelo especialista Sérgio Salomão, é passar a língua no punho e aguardar 30 segundos. Depois, confira se há algum odor desagradável. Um segundo teste pode ser feito com a ajuda de alguém de confiança. A uma distância de 30cm do rosto dessa pessoa, solte um jato de ar pela boca, que deverá ser avaliado com nota de 0 a 5, sendo que os valores correspondem a:

  • 0: ausência de odor;
  • 1: odor natural, que não se caracteriza como mau hálito;
  • 2: mau hálito leve, percebido no sopro;
  • 3: hálito ruim percebido na fala;
  • 4: odor percebido a cerca de um metro de distância;
  • 5: mau hálito sentido no ambiente e que repele as pessoas.

De bem com a boca

Uma boa higiene bucal, com escovação completa, incluindo a língua, pode ajudar contra a halitose. FOTO: Shutterstock.com

Para resolver a questão, diversas especialidades odontológicas podem ser consultadas, além de profissionais de áreas como: psicologia, otorrinolaringologia, distúrbios do sono, gastroenterologia, nutrição e endocrinologia. As causas podem se associar, exigindo medidas globais para cada caso. O tratamento começa com um exame bucal completo, que busca identificar as possíveis causas do problema. O diagnóstico determina os próximos passos, que podem ir do uso de produtos adequados a algumas visitas ao dentista.

 

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Maurício Duarte da Conceição, dentista; Sérgio Salomão Abdala Caruí, otorrinolaringologista

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Moda & Beleza

Uma cor e uma estampa chamativa podem andar juntas? Podem sim! Veja como usar vermelho com oncinha nos seus looks e arrase!

Receitas

Confira este Bolo de fubá cremoso com queijo parmesão!! Além de ser fácil de fazer, fica pronto em apenas 45 minutinhos!!

Receitas

Este Bolo de milho da fazenda fica pronto em menos de uma hora e ainda rende 8 porções! É simples, prático e muito delicioso!

Receitas

Aprenda a fazer o Brigadeiro de leite ninho® e nutella®, uma ótima opção para oferecer em festas de aniversário e confraternizações!

Moda & Beleza

Separamos perfis de brasileiras estilosas que arrasam com looks incríveis, versáteis e fashionistas no Instagram. Conheça e inspire-se!

Receitas

Seleção de picadinho: confira 10 receitas práticas para fazer com poucos ingredientes, sem sujeira na cozinha e com muito sabor na refeição!

Moda & Beleza

Quer dar um up no visual das madeixas? Confira as dicas dos especialistas e invista em uma franja perfeita para o seu tipo de face

Estilo de vida

Com suco de berinjela no café da manhã, é possível desintoxicar o organismo e emagrecer de forma rápida, sem sofrimento. Confira o nosso cardápio!