Chacaltaya: desafio e grandes emoções em La Paz

Com 5.420 metros de altitude, a montanha Chacaltaya, em La Paz, na Bolívia, impressiona os visitantes pelo desafio e pela beleza

por Wanessa Bighetti
Publicado em 25/07/2016 às 10:22
Atualizado às 14:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Uma aventura de tirar o fôlego. Essa é a frase que melhor resume uma visita à Chacaltaya, a montanha mais famosa de La Paz. Mas a afirmação acima está longe de ser metáfora. Com 5.420 metros de altitude, a montanha boliviana desafia até mesmo os esportistas mais preparados, que lutam contra o ar rarefeito em busca de um ideal: chegar ao topo.

Dê boas-vindas à aventura

A aventura começa com a saída dos ônibus de turismo de La Paz. Logo no caminho as ladeiras da capital já permitem notar a crescente altitude. Uma vez aos pés da Chacaltaya, impossível conter o frio na barriga. É neste ponto que tem início a tortuosa estrada que leva até o primeiro abrigo, poucos metros antes do cume da montanha.

Quem passa pela experiência fica em dúvida sobre o que é pior: tentar subir a Chacaltaya a pé ou ir de ônibus. É que a estrada fina tem espaço suficiente apenas para um veículo, preferencialmente de passeio. No caso de ônibus, pouquíssimos centímetros separam as rodas do veículo do penhasco, que aumenta a cada curva, a cada centímetro subido.

Chacaltaya, na Bolívia

FOTO: Marcel Bighetti/colaborador

Lá no alto, não há tempo para respirar aliviado. Até porque respirar é tarefa difícil por conta da altitude. Para completar a missão é preciso caminhar cerca de 200 metros até o topo.

Paciência e múltiplas paradas no meio do caminho são a receita ideal para se chegar ao cume. Não tente subir rápido porque a diferença de altitude em comparação ao Brasil é grande e pode ser sentida nos pulmões.

Uma vez no alto, vem a recompensa. De um lado, a vista de La Paz encanta e mostra toda a grandeza da capital boliviana. Do outro, o imponente Huayna Potosí ornamenta a paisagem gélida, cortada pelo frio e marcada pela neve fofa.

Aproveite ao máximo a caminhada e a vista sensacional. A menos que você seja alpinista profissional, dificilmente visitará um lugar tão alto quanto a Chacaltaya. Depois, se prepare para a descida. Um segredo? É pelo mesmo caminho da subida!

#ficadica: para visitar a Chacaltaya não poupe esforços e vista todas as roupas de frio que você trouxe na mala. Não esqueça de luvas, gorro e óculos escuros! Nenhum equipamento especial é necessário.

Pista de esqui mais alta do mundo

Apesar de ter funções e aparência bem diferentes de quando viveu seus anos dourados, na década de 1940, a Chacaltaya ainda é a queridinha dos brasileiros. Afinal, quem já foi rainha nunca perde a majestade.

Na década de 1940, milhares de turistas que visitavam La Paz, capital da Bolívia, disputavam seu lugar à neve na montanha. Era lá que funcionava pista de esqui mais alta do mundo. Apesar da estrutura precária e da pista considerada pequena, com apenas 800 metros, sua fama era tamanha que era inconcebível estar em La Paz e não dar uma passadinha para conhecer a estação de esqui.

Chacaltaya, na Bolívia

FOTO: Marcel Bighetti/colaborador

Infelizmente, o degelo causado pelo aquecimento global fez sofrer a geleira que abastecia a Chacaltaya. A pista não resistiu e teve de ser fechada.

Hoje, quem visita a montanha não tem a ilusão de vê-la novamente como pista de esqui, apesar de os saudosos guias sonharem com o milagre da recuperação da geleira e com a utópica reabertura. Os objetivos agora são outros. É que durante o período de inverno, ainda há neve no cume e na parte mais alta da montanha, um convite declarado à aventura.

Como chegar

Chacaltaya fica a poucos quilômetros de La Paz. A forma mais comum e mais indicada para se chegar à montanha é partindo da capital junto de guias que trabalham para empresas de turismo locais. O trajeto leva cerca de 40 minutos e é marcado por muita subida. Também é possível subir de carro, mas essa opção não é a mais indicada porque a estrada que leva ao topo da montanha Chacaltaya é precária e cheia de curvas. O melhor é ir com alguém que conheça bem o caminho e suas armadilhas.

Outras paisagens geladas para visitar

Aproveite as férias de inverno em Portillo

Conheça o Valle Nevado: a estação de esqui ao lado de Santiago

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.