Connect with us

O que você está procurando?

Às vezes, o que está faltando para a sua vida não é mais horas no relógio, mas estabelecer o que tem de ser feito: a organização e planejamento so caminho até lá.
- Foto: iStock/ Getty Images

Hora de mudar: 10 dicas de organização pessoal e financeira

Às vezes, o que está faltando para a sua vida não é mais horas no relógio, mas estabelecer o que tem de ser feito: a organização e planejamento so caminho até lá.

“Eu nasci assim, eu cresci assim, e sou mesmo assim, vou ser sempre assim”, e mentalmente você completa: “Gabriela”. Pois bem, diferente desse trecho consagrado pela obra de Jorge Amado, nós podemos nos abrir para novos posicionamentos de vida e novas ações, ainda mais quando o assunto é organização.

Por quantas vezes você já quis que seu dia tivesse mais que 24 horas para ser possível cumprir todas as tarefas? Quantos papéis importantes já se perderam em meio às gavetas desarrumadas ou bagunças intocáveis? Esses questionamentos nos levam à reflexão sobre a administração do nosso tempo. Não só em relação à forma com que organizamos nossa rotina e nossos materiais, mas também como estruturamos nossa vida.

gif do bob esponja fazendo muitas coisas de uma só vez

Foto: Reprodução/Nickelodeon

Mas, calma, nem tudo está perdido! A boa notícia é que, segundo a psicóloga do Instituto Terapia Sistêmica Márcia Orsi e o coach especialista em gestão do tempo e produtividade Lucas Santos, mesmo sem fórmulas prontas, existem algumas atitudes que podem te ajudar no processo de organização pessoal.

Confira 10 dicas dos especialistas:

1. É importante separar, toda semana, um tempo pra se organizar.

2. Defina prioridades e responsabilidades.

Foto: Shutterstock

3. Encontre o seu instrumento ou instrumentos de organização: pode ser uma agenda (e existem vários tipos: pequena, grande, que mostre a semana toda ou só o dia ou até um calendário); bilhetes no bolso, pregados no carro ou na geladeira. O celular também pode te ajudar, já que existem diversos aplicativos pra isso.

4. É válido também desenvolver o hábito de parar, observar a rotina e sair do automático.

5. Tudo o que for planejado deverá ser executado. Tenha disciplina.

Foto: Shutterstock

6. Aprenda a dizer NÃO. Não apenas para as pessoas, mas para tudo que possa te atrapalhar durante uma atividade que necessite ser cumprida.

7. Estabeleça a ordem de prioridade entre as tarefas e defina o que fará em cada hora do dia seguinte e da semana.

8. Promova pequenas recompensas que vão reforçar a execução de suas atividades e, principalmente, sua mudança de hábito.

Calculadora, caneta, agenda e quatro cofres de porquinhos

Foto: Shutterstock

9. Crie mecanismos de controle para saber se a metodologia/ferramenta que está utilizando é adequada para você. Se não for, troque-a imediatamente, antes que se convença de que organização não é para você.

10. Tenha sempre fixo na sua consciência o porquê (o real motivo) de estar se dedicando a cada atividade e de estar adquirindo novos hábitos de organização que vão nortear positivamente suas ações.

formulario com uma mão e marca texto verde assinalando uma carinha feliz

Foto: Shutterstock

SAIBA MAIS

14 dicas para organizar o seu dia

10 dicas para organizar seu tempo

Qual o propósito que move sua vida? Faça o teste e descubra

Texto: Ana Beatriz Garcia Edição: Nathália Piccoli. | Consultorias: Márcia Orsi, psicóloga do Instituto Terapia Sistêmica; Lucas Santos, coach especialista em gestão do tempo e produtividade.

Advertisement

Relacionamento

Os anjos são seres espirituais que podem assumir a forma humana. Partindo desse ponto, como fica a questão da sexualidade?

Receitas

Faça hoje mesmo este delicioso petit gateau de doce de leite fácil! Essa variação do bolinho tradicional vai deixar toda a família com água na boca!

Estilo de vida

Tomar boas decisões não é simples. Por isso, conheça dicas muito úteis que podem auxiliar nos momentos sempre difíceis que exigem decisões importantes

Entretenimento

Para matar a saudade, relembre frases marcantes e os melhores bordões de Friends, série que conquistou muitos expectadores pelo mundo

Receitas

Este docinho fica um charme e é sucesso nas festinhas infantis. Saiba como fazer um delicioso bicho de pé com bolo de chocolate!

Vídeos

Para afastar o sofrimento, conheça a benzedura para dor de dente e conte com a ajuda divina na sua recuperação. Veja o vídeo!

Vídeos

Santa Rita de Cássia é a santa das causa impossíveis, das mães e esposas. Para ajudas urgentes ou bençãos, faça a oração a Santa Rita de Cássia e confie no poder da santa!

Receitas

Olha que delícia de Bolo de banana com nozes, que tão preparar hoje e receber elogios da família inteira, são 50 minutinhos para ele fica prontinho