Corpo, mente e espírito em equilíbrio com o ayurveda

O ayurveda é uma técnica da medicina indiana que visa manter o equilíbrio total da pessoa. Saiba mais sobre os benefícios dessa terapia alternativa

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 24/05/2017 às 14:57
Atualizado às 14:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O ayurveda é uma técnica de medicina indiana, surgida há milhares de anos. “Consiste em tratar o ser humano como um todo, no esquema corpo-mente-espírito, e seguindo o preceito de que somente há saúde se houver equilíbrio nestes três elementos”, sintetiza a terapeuta ayurveda Jenifer Requena. “É um sistema especial que enfatiza a prevenção e trabalha na eliminação de toxinas diariamente, não permitindo, assim, que novas toxinas se instalem”.

O termo tem origem no sânscrito, unindo as palavras ayus (vida) e veda (conhecimento). Essa ciência da vida alega que o homem é um microcosmo dentro do macrocosmo universal, e que todas as coisas do universo são compostas por cinco elementos: espaço ou éter, água, terra, ar e fogo. Unidos de dois em dois, eles formam os doshas, que são os nossos biotipos ou humores biológicos. “O dosha Vata possui ar e éter, o Pitta, fogo e água, e o Kapha apresenta água e terra. Quando essas forças se desequilibram, geram o adoecimento”, explica o médico e pesquisador em medicina oriental, Aderson Moreira da Rocha.

A terapeuta Jenifer esclarece que, por se tratar de uma filosofia de vida, o ayurveda se constitui em um sistema médico de prevenção, cura e tratamento. “Dessa forma, pode tratar desde um mal-estar, indisposição, resfriado, até uma doença mais grave como a esclerose múltipla, desde que esse tratamento seja efetivado por um médico ou terapeuta capacitado”, ressalta a profissional.

Uma das técnicas mais difundidas é a massagem ayurvédica, que, segundo os especialistas, trabalha em alguns pontos do corpo denominados “marmas”, desobstruindo canais e promovendo um aumento na circulação de energias e aumentando a capacidade de produzir hormônios, fortalecendo, dessa forma, o sistema emocional. “A utilização de pós de ervas e óleos vegetais é comum nas massagens, visando nutrir, alimentar, equilibrar, desintoxicar, eliminar e curar. São mais de 80 tipos de massagens para tratar vários desequilíbrios dos doshas”, finaliza Jenifer.

LEIA TAMBÉM

Texto e entrevistas: Victor Santos – Edição: Giovane Rocha

Consultorias: Aderson Moreira da Rocha, médico, pesquisador na área de medicina oriental e fundador da Associação Brasileira de Ayurveda (www.ayurveda.com.br); Jenifer Requena, terapeuta ayurveda e especialista em marmaterapia