Saiba os benefícios e como praticar a meditação mindfulness

Depois de ver todas as vantagens da prática meditativa, separamos 5 passos para começar a praticar a meditação mindfulness e aprender a focar no presente

A foto mostra uma mulher sentada na sala praticando meditação mindfulness
Foto: iStock.com/Getty Images

Cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, comprovaram o aumento do desempenho em atividades intelectuais e a melhora da memória em estudantes universitários que aderiram à meditação mindfulness. Outro estudo, publicado na revista Health Psychology, apontou para a diminuição dos níveis de cortisol, hormônio do estresse, motivada pela prática.

Já a Universidade de Leuven, na Bélgica, divulgou que programas escolares nos quais o método da atenção plena foi inserido registraram como efeito nos adolescentes: menos ansiedade, estresse e depressão. Como se todos esses benefícios não fossem suficientes, a meditação mindfulness ainda pode exercer influência positiva no sono e na perda de peso.

Para você que interessou pela oportunidade de vivenciar todas essas vantagens, separamos algumas dicas na galeria abaixo para exercitar a habilidade de focar no presente. Vale lembrar que elas devem se tornar um hábito para serem repetidas diariamente.

LEIA TAMBÉM

Texto: Érika Alfaro – Edição: Angelo Matilha Cherubini/Colaborador e Giovane Rocha

Consultoria: Giridhari Das, palestrante empresarial e motivacional, autor e instrutor no campo da autoajuda, autorrealização em ioga e consciência de Krishna