ESTILO DE VIDA

5 dicas para estimular o raciocínio e estimular o aprendizado

Alguns hábitos simples e valiosos podem acelerar o aprendizado e estimular o raciocínio, contribuindo para uma mente mais ativa e saudável. Confira!

None
Foto iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 21/09/2016 às 22:21
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Nos dias atuais, o mercado de trabalho exige cada vez mais capacitação, destacando as pessoas que são capazes de atender a determinadas exigências. Por isso, quanto mais conhecimento se adquire, maiores são as chances de se dar bem na carreira escolhida. “Podemos praticar nosso raciocínio para sermos mais velozes nas respostas; treinar nossas emoções para termos mais resiliências e assim por diante”, afirma o neurocientista e coach, Aristides Brito. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas simples e valiosas que podem acelerar o aprendizado, contribuindo para uma mente mais ativa e saudável.

lâmpada com cérebro dentro

Foto iStock.com/Getty Images

1 – Foco total

Quando estiver determinado a aprender alguma coisa, foque nisso. Não deixe que algumas distrações prejudiquem o seu objetivo final. Por exemplo: se você tem uma prova importante para fazer, evite se distrair com o celular ou com qualquer outro lazer que tire a sua concentração. Lembre-se: você depende disso para alcançar o seu objetivo.

2 – Use símbolos

Quando estiver com alguma dificuldade para aprender alguma matéria ou tarefas dadas no trabalho, tente relacioná-las com algum símbolo conhecido. Provavelmente essa atitude vai lhe ajudar a aprender mais rápido.

3 – Grave áudios

Gravar áudio das suas leituras e das suas anotações e ouvir durante o tempo livre é uma ótima maneira de acelerar o aprendizado.

Leia também:

4 – Seja persistente

Sempre que se propor a aprender algo novo, seja persistente. Muitas vezes, você terá dificuldades no percurso, mas persevere e nunca deixe o medo ou a insegurança lhe guiar.

5 – Tenha pensamento crítico

Questione aquilo que você aprende e busque diferentes opiniões sobre o mesmo assunto para facilitar o seu entendimento.

Consultoria Aristides Brito, neurocientista e coach