Connect with us

O que você está procurando?

Existem muitas pessoas que sofrem com essas infecções. Saiba quais os tipos de dor de garganta existem e, se elas forem recorrente, consulte um médico!
- A dor de garganta é causada por infecções e pode tanto ser viral quanto bacteriana. FOTO: Shutterstock.com

Descubra quais são os tipos de dor de garganta e previna-se!

Existem muitas pessoas que sofrem com essas infecções. Saiba quais os tipos de dor de garganta existem e, se elas forem recorrente, consulte um médico!

Com  a chegada do frio, alguns problemas de saúde típicos da época surgem: a dor de garganta (local onde se inicia o tecido imunológico, grupo de células responsável pela defesa do corpo), por exemplo. Ela pode ser causada por vírus (mais comum na gripe), bactérias e fatores ambientais. No primeiro caso, os vírus se multiplicam no nariz e depois atingem a faringe. Esse tipo é facilmente transmitido por contato pessoal, tosse ou espirro. Nas bacterianas, um micro-organismo que já reside na garganta se torna nocivo quando a pessoa está com a imunidade baixa, gerando dor, vermelhidão, rouquidão e placas de pus sobre as amígdalas (amigdalite). Confira quais são as principais diferenças entre os tipos de dor de garganta e previna-se!

Tratamento

Normalmente, é só começarem os sintomas para que muitas pessoas utilizem analgésicos, anestésicos como sprays e pastilhas, anti-inflamatórios e até antibióticos por conta própria. A maioria desses remédios, além de causar alívio apenas temporário, pode provocar reações como alergias e diarreias. A melhor recomendação é: ingerir bastante líquido, ter uma alimentação equilibrada e bons hábitos de sono são os melhores remédios para a prevenção da dor de garganta. Se os sintomas aparecerem, é claro que você deve procurar um médico para tratá-los corretamente.


A principal diferença das infecções bacterianas e virais está na presença de pus. “Nas doenças respiratórias causadas por bactérias, normalmente vemos a presença de secreção purulenta, como nos casos das infecções na garganta. Nas pneumonias ou nas sinusites bacterianas, acontece o mesmo, enquanto que nas infecções virais estas secreções normalmente são claras, pouco espessas e sem pus”,  Alberto Chebabo, infectologista


Em um primeiro momento, deve-se tratar apenas os sintomas, com antitérmicos, analgésicos e alimentos que aumentam a imunidade, na expectativa de que o organismo vença a atuação do vírus. Se essas orientações vêm de um médico, é preciso ter um pouco de paciência para avaliar a melhora (ou não) do paciente. Caso o quadro de inflamação não regrida e o indivíduo continue se sentido mal, depois desse período, antibióticos entram em ação para combater o problema.

Outras doenças

  • Amigdalite: é uma inflamação que ocorre nas amígdalas, estruturas pequenas e arredondadas localizadas no fundo da boca. Também chamadas de amígdalas palatinas, têm a função de proteger o organismo de infecções e de colaborar com a produção de anticorpos que aumentam sua imunidade
  • Laringite: é uma infecção que ocorre na estrutura pela qual o ar inspirado pelo nariz chega aos pulmões. Na maioria das vezes, causa rouquidão, perda da voz e dificuldade de respiração, mas não provoca dores
  • Faringite: seu tratamento depende do que a causou. Se for viral, apenas os sintomas serão administrados, fortalecendo as defesas do organismo, seja por meio da alimentação ou suplementos. Mas se o diagnóstico for de uma faringite bacteriana, então, é preciso entrar com antibióticos específicos para cada caso.

 

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Alberto Chebabo, infectologista

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Receitas

Aprenda a fazer o Minibolo caseiro de fubá, uma delícia que pode ser vendida ou oferecida no chá da tarde, seus amigos e familiares vão adorar!

Receitas

Este Filé-mignon ao molho de cogumelo é a receita perfeita para você surpreender seus familiares e amigos! Não deixe de experimentar!

Receitas

Aprenda como preparar este Rocambole de chocolate com coco ralado! É uma excelente opção para fazer de sobremesa para a família!

Moda & Beleza

O hit para as próximas estações é misturar acessórios. Nas orelhas, as passarelas apostaram em brincos descombinados. Veja como usar e arrase!

Receitas

Aprenda a fazer o Minibolo de laranja com chocolate que além de delicioso, fica lindo e pode decorar qualquer mesa. Aproveite e experimente!

Receitas

Aprenda como preparar esta receita deliciosa de Estrogonofe escondidinho! É feita com um purê cremoso de dar água na boca!

Receitas

Aprenda como preparar esta receita incrível de Fraldinha assada com queijos! Feita ao forno, não tem segredo algum! Aproveite!

Receitas

Esta Torta de chocolate com uvas com certeza vai chamar a atenção de todos em sua mesa!! Além de linda, fica uma delícia!!