Como é a primeira consulta com um(a) psicoterapeuta reichiano(a)?

Criado por Wilhelm Reich, o método reichiano dá valor ao trabalho verbal e ao que é exposto pelo paciente. Mas você sabe como é a primeira sessão?

None
FOTO: iStock/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 14/09/2016 às 16:03
Atualizado às 18:28

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Criado pelo psicanalista Wilhelm Reich, o método reichiano dá muito valor ao trabalho verbal, à escuta e ao que é exposto pelo paciente por meio da fala. No entanto, uma grande dúvida de muitas pessoas é sobre como será a primeira sessão.

Homem se consultando com uma terapeuta reichiana

FOTO: iStock/Getty Images

A primeira abordagem, segundo o membro integrante do Núcleo de Psicoterapia Reichiana André Carvalho, é uma entrevista, na qual “o paciente irá relatar como se sente em seumomento atual, que motivos o trazem à terapia e o que espera do tratamento terapêutico. Se veio especificamente em busca de uma psicoterapia corporal/reichiana e os motivos para essa escolha também serão explorados na entrevista”.

Mulher se consultando com um terapeuta reichiano

FOTO: iStock/Getty Images

“Ao fim da sessão, o terapeuta dá um feedback ao paciente a respeito do que compreendeu, como temáticas centrais que moveram sua busca (a sua ‘queixa’) e caminhos de trabalho”, descreve André.

SAIBA MAIS

Terapia reichiana: descubra como surgiu essa corrente da psicanálise

De que forma é feita a dissolução da couraça na terapia reichiana?

Terapia reichiana: conheça os métodos e os princípios dessa corrente

Texto: Érica Aguiar

Consultoria: André Carvalho, doutor em História das Ciências e da Saúde pela Fiocruz (RJ) e membro integrante do Núcleo de Psicoterapia Reichiana (www.nucleopsic.org.br).