País do futebol? Descubra a real história do esporte no Brasil

Engana-se quem pensa que aprendeu tudo sobre o Brasil nas aulas de História. Os livros escondem muitas histórias. Saiba mais sobre o futebol no país

None
FOTO: Reprodução/Pixabay

por Redação Alto Astral
Publicado em 16/09/2016 às 15:12
Atualizado às 18:29

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O futebol, de origem inglesa, foi introduzido no Brasil pelo jovem Charles Miller após uma viagem à Inglaterra. Quando voltou, convenceu expatriados britânicos, que moravam na cidade de São Paulo, a praticarem o esporte e deixarem de lado o críquete (jogo britânico entre dois times, com 11 jogadores de cada lado, que usam tacos para bater uma bola pequena e maciça). Rapidamente o futebol se tornou uma paixão nacional que, segundo pesquisas, hoje em dia movimenta R$ 16 bilhões por ano no Brasil.

futebol 1909

FOTO: Reprodução/Wikimedia Commons

O que pouca gente sabe é que, quando foi trazido por Charles Miller, o futebol era um esporte de elite, sendo um jogo que somente aristocratas e brancos podiam praticar. Mas logo ganhou a várzea, de onde vinham os melhores jogadores. Daí veio a origem do termo “pó-de-arroz” que, segundo a versão popular, começou com o mulato Carlos Alberto, jogador do Fluminense Football Club, no campeonato carioca, em 1914, que, para esconder a sua cor, maquiou-se com pó-de-arroz para parecer mais branco. Durante a partida, o suor começou a escorrer e a maquiagem derreteu, trazendo à tona a farsa. A torcida incorporou o pó-de-arroz e até hoje o time tem esse apelido.

SAIBA MAIS

A real história do Brasil: Bastidores do descobrimento

A real história do Brasil: Conheça os (in)Voluntários da Pátria

Texto: Júlia Prado Edição: Ana Beatriz Garcia