Livros para entender a inteligência emocional

Nem sempre é fácil compreender e controlar as nossas emoções. Por isso, trouxemos 4 livros para ajudar você a entender o que é a inteligência emocional

None
FOTO: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 14/09/2016 às 19:08
Atualizado às 18:28

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O Cérebro e a Inteligência Emocional: Novas Perspectivas

Daniel Goleman é o grande expoente do assunto inteligência emocional. Nessa nova obra, o autor aborda recentes descobertas relativas ao cérebro que reforçam a validade dos seus conceitos. O livro ainda ensina como intensificar os estados cerebrais ligados ao desempenho otimizado e achar a chave para a empatia, além de retratar a ação do circuito cerebral nas relações no ambiente de trabalho. Outro tema relevante é a diferenças na inteligência emocional do homem e da mulher. O lado obscuro da inteligência emocional, a sociopatia, também ganha destaque.
Autor: Daniel Goleman
Editora: Objetiva

livros inteligência emocional

IMAGENS: Reproção

Além da Inteligência Emocional

O livro se propõe a fazer com que o leitor conheça melhor o funcionamento da sua mente, permitindo identificar potenciais a serem valorizados e limitações a serem trabalhadas. Partindo de princípios pregados pela inteligência emocional como autocontrole, equilíbrio e empatia, o autor trabalha em cima de cinco grandes aptidões fundamentais: instintos, emoções, intuições, raciocínios e planejamentos. Uma pessoa inteligente a nível global deve ser capaz de contemplar esses cinco aspectos ao mesmo tempo, sem se limitar a apenas um ou dois deles.
Autor: Llorenç Guilera Agüera
Editora: Cengage Learning

Quem mexeu no meu queijo?

Um sucesso de vendas construído a partir da história de dois ratos e dois humanos que vivem em um labirintoeternamente à procura de queijo, uma metáfora para aquilo que os faz feliz (um relacionamento amoroso, um bom emprego, dinheiro, saúde ou paz espiritual). Por trás de tudo, uma discussão sobre qual postura se adotar frente a mudanças inesperadas. O perigo que esconde a inércia e a importância da experiência como aprendizado para solucionar futuros problemas. Embora seja construída em cima de personagens aparentemente infantis, um enredo com lições que podem ser aplicadas a todas as idades.
Autor: Spencer Johnson
Editora: Record

livros inteligência emocional

IMAGENS: Reprodução

De Volta ao Mosteiro: O Monge e o Executivo Falam de Liderança e Trabalho em Equipe

Quando escreveu O Monge e o Executivo, James C. Hunter notabilizou-se por apresentar o conceito de liderança servidora e sua importância para a vida profissional e pessoal. Agora, dois anos depois do primeiro encontro, o monge e o executivo se reúnem novamente com outros cinco participantes do primeiro seminário e constatam que somente um deles conseguiu colocar em prática os ensinamentos iniciais. A revelação dos motivos leva a uma necessária reflexão a respeito de como ser um verdadeiro líder no trabalho, na família e com os amigos.
Autor: James C. Hunter
Editora: Sextante

Leia também

Estresse: conheça três livros sobre o tema

4 livros que falam sobre transtornos mentais

Texto: Marcelo Ricciardi/Colaborador – Edição: Giovane Rocha/Colaborador