ENTRETENIMENTO

O que é o Folclore Brasileiro?

Mitos, lendas, adivinhas, ditados, crendices, músicas, danças típicas, artesanato, festas tradicionais, brincadeiras. Conheça o Folclore Brasileiro!

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 17/08/2016 às 10:26
Atualizado às 18:11

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Mitos, lendas, adivinhas, ditados, crendices, músicas, danças típicas, artesanato, festas tradicionais, brincadeiras… Conheça o Folclore Brasileiro:

O que é?

Essas e tantas outras manifestações culturais representam modos de viver e de se expressar de povos ou grupos sociais e caracterizam o que chamamos de folclore ou cultura tradicional popular. Apesar da sua complexidade, o folclore pode ser definido como movimento representativo que vem das comunidades. A sua força está na tradição, que faz com que resista ao tempo.

Mapa do Brasil cultura

IMAGEM: Shutterstock.com

Diversidade

Assim, o folclore não é algo acabado; ao contrário, está sempre em formação, ganhando novas características e personagens.  O Brasil é extremamente rico em diversidade cultural. Acredita-se que o nosso folclore tenha resultado principalmente da combinação de três culturas: indígena, africana e portuguesa. Além delas, sofreu influências de várias outras, como dos italianos, japoneses, chineses e alemães. Com o tempo, as culturas se misturaram e produziram novas manifestações populares, tornando-as ricas e complexas.

Origem da palavra

O folclore é comemorado no dia 22 de agosto, data em que a palavra foi escrita pela primeira vez, em 1846, pelo inglês William John Thoms em uma revista londrina. Sua intenção foi empregá-la para identificar o estudo sobre os costumes dos povos antigos. Em inglês, “folk” significa povo e “lore”, saber ou ciência, portanto “folklore” quer dizer sabedoria popular. Hoje, o termo se adaptou e ganhou um significado mais amplo.

Texto: Viviane Campos Revisão: Carolina Guidio Cachoni

Veja também
Os personagens mais famosos do folclore brasileiro
Agosto: mês do folclore brasileiro
Conheça a história da mula sem cabeça