ENTRETENIMENTO

Fatos curiosos sobre os egípcios

Você já parou para pensar sobre os mistérios que cercam o Egito? Por que mumificavam os mortos? Descubra fatos curiosos sobre os egípcios!

None
FOTO: iStock.com/GettyImages.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 17/08/2016 às 10:32
Atualizado às 18:11

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você já parou para pensar sobre os mistérios que cercam o Egito? Por que mumificavam os mortos? Descubra fatos curiosos sobre os egípcios:

Tumba egípcia

FOTO: Shutterstock.com

Viagem ao além

Para os antigos egípcios, depois da morte, as almas das pessoas viajavam ao Vale dos Mortos, onde viviam para sempre. Para entrar no Vale, os corpos deveriam estar preparados para ser tão eternos quanto as almas. Por isso eram embalsamados: a mumificação fazia com que demorassem mais tempo para se decompor.

Tarefa nobre

Os sacerdotes eram os embalsamadores. Eles faziam esse trabalho nos arredores das cidades e não se relacionavam com pessoas comuns. Além disso, sabiam medicina e farmácia. Esse trabalho era tão bem feito que as múmias de faraós, rainhas e outros nobres ficaram intactos durante mais de 4.000 anos.

A maldição falsa

Tutancâmon governou o Egito entre 1333 e 1323 a.C. e sua múmia foi sepultada junto com muitos tesouros. Sua tumba foi descoberta pelo arqueólogo britânico Howard Carter em 1922. No ano seguinte, Lord Caranavon, que havia financiado a expedição, faleceu. Foi daí que nasceu o boato de que uma maldição cai sobre quem profana o túmulo desse faraó. Hoje, sabe-se que isso é só lenda.

Veja também
Hórus: saiba mais sobre o deus que se tornou o líder do Egito
Osíris: conheça a história do deus do mundo subterrâneo
Set: saiba mais sobre esse deus da civilização egípcia