ENTRETENIMENTO

Conheça o Projeto TAMAR

Saiba mais sobre o projeto brasileiro que ajuda a salvar a vida de diversas espécies e ninhadas de tartarugas-marinhas por ano!

None
FOTO: Divulgação/ tamar.org.br

por Redação Alto Astral
Publicado em 17/08/2016 às 11:14
Atualizado às 18:11

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Criado há 35 anos o projeto TAMAR auxilia na proteção das tartarugas-marinhas brasileiras. Cobre uma área de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades do litoral e ilhas oceânicas do país. Conheça mais sobre o projeto que ajuda a salvar a vida de milhões de animais por ano! Confira:

tartaruga-marinha-voltando-para-o-mar

FOTO: Divulgação/ tamar.org.br

Início do projeto

Criado em 1980, o Projeto Tamar protege as tartarugas-marinhas do Brasil. Os pesquisadores percorreram todo o litoral do país para identificar as espécies, os locais de desova e os riscos da exploração. O nome TAMAR é a abreviação das palavras tartaruga e marinha. As atividades são organizadas a partir de 3 linhas de ação: conservação e pesquisa aplicada, educação ambiental e desenvolvimento local sustentável.

Pescadores parceiros

Quem mora no litoral pode colaborar com a conservação dos bichinhos. Os pescadores se tornaram “tartarugueiros” e entendem que a preservação é melhor que a caça e a coleta de ovos. Além de salvar as tartarugas, o TAMAR também ajuda a conservar os ecossistemas marinhos e costeiros. O combate à poluição do mar e à pesca ilegal garantem a segurança delas e de outros animais do litoral.

Veja também
Fique por dentro: 3 curiosidades animais
Os animais são inteligentes?
Teste: com qual animal você mais se parece?

25 milhões de filhotes protegidos na temporada 2015/2016!

Em fevereiro de 2016, o projeto comemorou a marca de 25 milhões de filhotes amparados, protegidos e liberados ao mar. O que é um aumento de mais de 80% de filhotes protegidos desde o começo do projeto. Os pesquisadores monitoram cerca de 1.100 quilômetros de praias em 25 localidades do litoral brasileiros. Cobrem áreas do litoral e ilhas oceânicas da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

tartarugas-filhotes-na-areia-juntas

FOTO: Divulgação/ tamar.org.br