ENTRETENIMENTO

Conheça a história de Charles Darwin

Nascido em 1809, o britânico Charles Darwin foi um botânico e naturalista que chocou a sociedade de sua época com suas ideias. Entenda como isso aconteceu!

None
Foto de Charles Darwin

por Redação Alto Astral
Publicado em 17/08/2016 às 11:19
Atualizado às 18:11

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Nascido em 1809, o britânico Charles Darwin foi um botânico e naturalista que chocou a sociedade de sua época com suas ideias. Entenda como isso aconteceu!

Foto de Charles DarwinFOTO: Reprodução

Trajetória

Darwin começou seus estudos em medicina, seguindo a carreira de seu pai, em 1825. No entanto, por sua aversão à técnica cirúrgica da época, considerada agressiva, abandonou seus estudos. Decepcionado, o pai matriculou-o em um curso para se formar como clérigo da Igreja Católica. Durante seus estudos, conheceu o reverendo John Stevens Henslow, professor de botânica que tornou-se seu tutor.

Seu orientador foi a mesma pessoa que o indicou para ir a bordo do barco inglês HMS Beagle, expedição que mapearia a costa do Pacífico e da América do Sul. Ao retornar, cinco anos depois, propôs a teoria sobre a origem das espécies e uma evolução que aconteceria por meio da seleção natural.

Tal teoria contrariava a visão criacionista estabelecida pela Igreja Católica, em que o ser humano e todas as criaturas surgiram por meio da obra de Deus. Embora contrariado, Charles Darwin continuou a escrever sobre a sobrevivência e origem das espécies até sua morte.

Legado

A teoria evolucionista que propôs foi revolucionária para a biologia e chocou a sociedade de sua época. Darwin sugeria que os homens e macacos tinham um ancestral comum. Para muitas pessoas, essa visão poderia acabar com a distinção entre homens e animais, o que prejudicaria a maneira “superior” como o ser humano era considerado.

Como crítica, jornais da época publicaram caricaturas de Darwin no corpo de um primata. O naturalista também é autor do livro A Origem das Espécies, cujos estudos serviram com base e explicação para fatos do cotidiano e novas espécies que surgiram ao longo do tempo

VEJA TAMBÉM

Conheça a história de Leonardo da Vinci

Conheça a história de Albert Einstein

Conheça a história de Galileu Galilei