ENTRETENIMENTO

A Maçonaria tem um dicionário próprio?

Descubra como é constituído o dicionário da Maçonaria para evitar que membros profanos tenham acesso à informações e rituais pertencentes à organização.

None
FOTO: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 04/08/2016 às 18:40
Atualizado às 17:49

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Um dos fatos pitorescos sobre a Maçonaria é que a organização apresenta um dicionário com abreviaturas e vocábulos próprios.

Para que os rituais e os impressos maçônicos não sejam entendidos por profanos (nome dado a quem está fora da sociedade), é costume fazer abreviaturas, colocando, logo depois do corte na palavra, os três pontos em formato de delta, ou seja, ocupando os três ângulos de um triângulo equilátero.

livros dicionário antigos maçonaria biblioteca

FOTO: Shutterstock Images

Como funciona esse “dicionário”?

Para formar as abreviaturas, existem duas regras fundamentais. O corte das palavras deve ser feito, sempre, entre uma consoante e  uma vogal; por exemplo: Or.’. = Oriente. A única exceção a essa regra é a palavra Irmãos, cuja abreviatura costumeira é  Ir.’..

Alguns autores costumam citar, também, como exceção, a palavra Aprendiz, cuja abreviatura seria Ap.’.. Entretanto, essa forma é considerada errada, pois a abreviatura correta e mais usual é Apr.’..

O plural das palavras é feito através da repetição da letra inicial; por exemplo: OOr.’. = Orientes; VVig.’. = Vigilantes; IIr.’. = Irmãos. Existe, todavia, uma outra forma, menos costumeira, usada por algumas Obediências europeias, que consiste em repetir a palavra abreviada,  para  indicar  o  plural: Or.’.Or.’. = Orientes; Vig.’.Vig.’. = Vigilantes; Ir.’.Ir.’.= Irmãos.

SAIBA MAIS

Conheça o significado do símbolo da Maçonaria

Conheça o significado do “Olho que tudo vê”!

Texto: Redação Edição: Érica Aguiar Arte: Mary Ellen Machado