ENTRETENIMENTO

5 reações curiosas do corpo humano

Saiba como ocorrem algumas das reações mais curiosas do corpo humano. Espirro? Soluço? Ações que não conseguimos controlar e nunca paramos para pensar.

None
IMAGEM: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 03/08/2016 às 13:04
Atualizado às 17:44

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Às vezes o corpo humano tem reações que não conseguimos controlar de imediato. Seja uma série de soluços, gaguejar ao encontrar um ídolo ou até viver fortes emoções em que as ações falam mais alto! Confira 5 coisas curiosas que todo mundo já passou.

Saúde!

cena de espirro

Quando poeira, pólen, ácaros, bactérias ou fumaça invadem o nariz, os eliminamos através do espirro. Então, uma contração do tórax e abdômen faz com que o ar e algumas gotículas sejam expulsos de uma forma violenta, fazendo uma limpeza forçada e desimpedindo a respiração.

Ops, não deu para segurar!

criança soluçando

O soluço ocorre quando o diafragma, um músculo que fica entre o abdômen e o tórax controlando a entrada e saída de ar dos pulmões, se contrai de forma muito rápida e fora do ritmo normal da respiração. Geralmente, os soluços param alguns minutos depois de começar. Em caso contrário, uma boa dica para acabar com eles é prender a respiração o máximo de tempo que conseguir.

Pimentão

garota com vergonha

Para o corpo, levar bronca de alguém ou conversar com o crush são situações de perigo. Então, ele produz adrenalina, substância que nos deixa mais pálidos. Em seguida, ao percebermos que não há risco, o sangue preso volta a correr em abundância, nos deixando com o rosto corado.

Não teve graça…

Bob Esponja fazendo cócegas no Patrick

As cócegas são reações de pânico que já existem desde a Idade da Pedra. Podem ser uma forma de agradarmos e nos aproximarmos de quem gostamos. Como o cérebro percebe quando iremos fazer cócegas em nós mesmos e não em outra pessoa, acabamos não sentindo nada de anormal.

Nó na garganta

Reação de nó na garganta

O aperto na laringe quando temos vontade de chorar tem causas emocionais. Ao segurar o choro, deixamos os músculos do pescoço mais tensos. Assim, fica mais difícil até para a saliva, passar pela garganta.

Texto: Marcelo Ricciardi/ colaborador Revisão: Jessica Mobílio

Veja também

5 curiosidades que você não sabia sobre o cérebro

Descubra 4 curiosidades dos animais

Curiosidades: como surgiram as melhores gostosuras