ENTRETENIMENTO

40 anos da morte de Juscelino Kubitschek: uma biografia do ex-presidente

No dia em que se completa 40 anos da morte de Juscelino Kubitschek, o Portal Alto Astral traz uma breve biografia sobre o ex-presidente da república

None
FOTO: Wikimedia Commons

por Redação Alto Astral
Publicado em 22/08/2016 às 18:10
Atualizado às 18:14

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O ex-presidente do Brasil Juscelino Kubitschek nasceu no dia 12 de Setembro de 1902 em Diamantina, no estado de Minas Gerais. Mudou-se para Belo Horizonte em 1920, ingressando dois anos depois no curso de Medicina da Universidade Federal de Belo Horizonte. Após a conclusão do curso, o ex-presidente se especializou em Urologia na França e fez estágio na cidade Berlim, na Alemanha. Voltando a Minas Gerais, trabalhou como capitão-médico da polícia militar mineira, e, nesse período, teve os primeiros contatos com o futuro governador Benedito Valadares.

Juscelino Kubitschek biografia ex-presidente

FOTO: Wikimedia Commons

Em 1934, JK foi eleito deputado federal, perdendo o cargo em 1937 com o golpe que implantou o Estado Novo. Exerceu o cargo de prefeito de Belo Horizonte de 1940 a 1945 e, em 1946, voltou ao ofício de deputado federal pelo Partido Social Democrático (PSD). Eleito governador de Minas Gerais em 1950 com o slogan Energia e transporte, criou as Centrais Elétricas de Minas Gerais (CEMIG). Com o reconhecimento nacional de suas políticas como governador, Juscelino decide candidatar-se a chefe de governo da união. Tendo o apoio da aliança PSD-PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), foi eleito presidente da república em 1955, com um discurso que prometia progresso e um Plano de Metas, apoiados no slogan 50 anos em 5(saiba mais clicando aqui).

SAIBA MAIS

A morte de Juscelino Kubitschek foi mesmo por causa de um acidente?

Há 40 anos, Juscelino Kubitschek nos deixava. Saiba como foi sua morte

Texto: Angelo Matilha Cherubini