ENTRETENIMENTO

Conheça a história do inventor Johannes Gutenberg

Nascido em uma família rica alemã, Johannes Gutenberg foi um inventor que, literalmente, revolucionou o mundo com uma famosa criação. Sabe qual é?

None
FOTO: REPRODUÇÃO

por Redação Alto Astral
Publicado em 29/07/2016 às 12:55
Atualizado às 16:56

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Nascido em uma família rica alemã, Johannes Gutenberg foi inventor e gráfico.

Johannes Gutenberg, inventor de um método de impressão que revolucionou o mundo da criação.

FOTO: REPRODUÇÃO

Trajetória do inventor

Quando jovem, tinha grande interesse pela leitura. Contudo, na época, os livros eram escritos à mão por monges. Como demoravam meses para confeccionar os artefatos, os preços eram elevados, o que os deixavam inacessíveis para grande parte do povo. Gutenberg desejava criar um processo de impressão mais rápido, feito alcançado com os conhecidos “tipos”, peças cúbicas de madeira com uma letra entalhada em relevo. O lado com a letra era pintado e pressionado sobre o papel para se obter a impressão. Dessa forma, Gutenberg inventou a prensa, adaptando um mecanismo de madeira que servia para moer uvas e preparar vinhos. Também criou os tipos feitos de metal, conferindo maior durabilidade, e deixou a tinta mais densa, garantindo melhor aderência ao tipo.

Entre diversas obras impressas, a mais famosa é a Bíblia Sagrada, de 42 linhas dispostas em duas colunas, que ocuparam 1282 páginas. Gutenberg atingiu esse feito em 1455.

Legado

A prensa de Gutenberg causou uma verdadeira revolução na Europa, sendo logo usada em países vizinhos. Com diversas adaptações e aprimoramentos, o método de impressão é hoje utilizado em todo o mundo na criação de livros, revistas e jornais, tornando a divulgação do conhecimento mais ágil e acessível.

VEJA TAMBÉM

Invenções mais bizarras de todos os tempos!

Os 10 Maiores Gênios da Humanidade