ENTRETENIMENTO

Conheça a história de Sócrates

Nascido em Atenas no século 5 a. C., Sócrates tornou-se um dos maiores filósofos de todos os tempos e transformou seu nome em sinônimo de sabedoria.

None
Estátua de Sócrates

por Redação Alto Astral
Publicado em 28/07/2016 às 08:31
Atualizado às 16:55

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Nascido em Atenas no século 5 a. C., Sócrates não apenas se tornou um dos maiores filósofos de todos os tempos, mas também transformou seu nome em sinônimo de sabedoria. Saiba mais sobre sua jornada!

Estátua de SócratesFOTO: Reprodução

Trajetória

Sócrates recebeu uma educação clássica e, no auge de seus pensamentos, foi acusado pela aristocracia grega de perverter os jovens e renegar os deuses e outras crenças da época. Foi condenado à morte pela justiça, sendo obrigado a tomar veneno.

Legado

É considerado o fundador da filosofia ocidental – muito por sero primeiro a considerar pontos fundamentais do pensamento, como relacionados ao conhecimento, ao homem, à política e à estética. Conhecido por sua famosa frase “só sei que nada sei”, Sócrates recorria ao método investigativo conhecido como maiêutica (parteira, em grego). Metaforicamente, o filósofo acreditava que poderia auxiliar no “parto” das ideias e do conhecimento alheio. O filósofo também fez contribuições no campo da ética e na busca do conhecimento.

VEJA TAMBÉM

Conheça a história de Platão

Conheça a história de Aristóteles