ENTRETENIMENTO

Heróis olímpicos: confira quem brilhou em Estocolmo 1912

Veja quais foram os atletas que brilharam e se tornaram verdadeiros heróis nas Olimpíadas de 1912, disputadas em Estocolmo, na Suécia.

None
Foto: reprodução

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/08/2016 às 13:41
Atualizado às 18:09

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Veja quais foram os atletas que brilharam e se tornaram verdadeiros heróis olímpicos em Estocolmo 1912.

Foto: reprodução

Foto: reprodução

Jim Thorpe

“O senhor é o maior atleta do mundo”. Foram essas as palavras ditas pelo rei da Suécia a esse norte-americano, descendente de índios, que venceu com imensa facilidade o pentatlo e o decatlo. No entanto, suas duas medalhas seriam cassadas posteriormente sob a acusação de que era profissional (na verdade, um ano antes recebera uns trocados para atuar em um time de beisebol). Apenas em 1983, 30 anos após sua morte, o COI aceitou a apelação e devolveu as medalhas a seus familiares.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Rudolph Lewis

O atleta sul-africano venceu em 10h42min os 320km da prova de ciclismo, a maior distância entre todas as modalidades já percorrida em uma edição das Olimpíadas.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Hannes Kölehmainen

O incansável fundista finlandês era um verdadeiro “homem de ferro”. Conquistou três medalhas de ouro: nos 5.000m, em que foi o primeiro a fazer um tempo abaixo de 15 minutos, nos 10.000m rasos e no cross country individual. Nesta última modalidade, ainda ficaria com a prata por equipes. Para completar sua brilhante carreira olímpica, em 1920, seria o vencedor da maratona.

Foto: reprodução

Foto: reprodução

Vilhelm Carlberg

O atirador sueco foi o maior medalhista em Estocolmo, com três ouros e duas pratas. Foi um dos poucos atletas da história a ganhar medalhas em três diferentes edições dos Jogos (1908, 1912 e 1924).

VEJA TAMBÉM

Destaques da Olimpíadas: Atenas 1896

Destaques da Olimpíadas: Paris 1900

Destaques da Olimpíadas: St. Louis 1904

Heróis olímpicos: confira quem brilhou em Londres 1908