ENTRETENIMENTO

Governo de Cem Dias: saiba como foi o retorno de Napoleão Bonaparte

Embora tenha sido derrotado na Rússia, no retorno à França, Napoleão voltou ao cargo de imperador e estabeleceu seu Governo de Cem Dias

None
FOTO: Wikimedia Commons

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/08/2016 às 18:20
Atualizado às 18:09

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Após o Bloqueio Continental e a derrota francesa em território russo, Napoleão Bonaparte retornou à França. Contudo, este ainda não seria seu fim! O líder político ainda estabeleceria seu Governo de Cem Dias.

gif napoleão bonaparte governo de cem dias

FOTO: Reprodução

Napoleão voltou para a França e foi recepcionado pelos populares, que estavam muito insatisfeitos com o rei Luis XVIII, imposto pelos ingleses. Diz a lenda que quando chegou na porta do Palácio de Versalhes, o capitão enviado pelo rei para prendê-lo ordenou que depusesse as armas, e Napoleão ignorou.

Pela segunda vez, ordenou, com firmeza, que depusesse as armas, e foi novamente ignorado. Pela terceira vez, inseguro, ordenou que depusesse as armas, e como ele permaneceu irredutível, o capitão desceu do seu cavalo, dispensou suas armas e o proclamou seu imperador.

Governo de Cem Dias

Desta vez, Napoleão ficaria no cargo por pouco tempo: o chamado Governo dos Cem Dias. Ele avançou rumo à Bélgica, e, na famosíssima Batalha de Waterloo, foi definitivamente derrotado pelos ingleses.

O exílio do imperador francês, nessa oportunidade, foi a Ilha de Santa Helena, onde morreu em 1821.

SAIBA MAIS

Napoleão Bonaparte: Nostradamus previu seu governo? Saiba mais

Paris: 5 lugares para conhecer e aproveitar sua viagem

Texto: Érika Alfaro Edição: Érica Aguiar Arte: Mary Ellen Machado