ENTRETENIMENTO

Illuminati: você sabe como essa sociedade secreta surgiu?

Embora as sociedades secretas do século 18 tenham sido extintas, muitos afirmam que os Illuminati sobreviveram. Mas você sabe como a ordem surgiu?

None
Ilustração de Adam Weishaupt (FOTO: Wikimedia Commons)

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/08/2016 às 18:20
Atualizado às 18:09

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Existe ou não? Ainda hoje, essa questão sobre a Ordem Illuminati ainda desperta a curiosidade até dos mais céticos! No entanto, algumas dúvidas em relação ao seu funcionamento não conseguem ser respondidas com exatidão, visto que não existem muitos registros sobre o tema. Além disso, a maioria das informações não passam de conspirações e especulações.

De onde vem a Ordem Illuminati?

Também chamada de Iluminados (em latim, Illuminati), o nome dessa ordem remetia ao movimento científico-cultural que se alastrou pela Europa no século 18. O iluminismo, que confrontava as sombras da ignorância com a luz do conhecimento, influenciou o professor de direito Adam Weishaupt a criar a sociedade secreta, firmada nos mesmos princípios, em 1776.

Adam Weishaupt fundador illuminati

Ilustração de Adam Weishaupt (FOTO: Wikimedia Commons)

Nem tudo são flores

Contudo, no ano de 1785, o príncipe Karl Theodor aprovou um decreto contra as sociedades  secretas,  declarando-as ilegais  e dissolvendo-as. Mas, para alguns, a história não acabou por aí e a Ordem continua operante. Por isso, ainda hoje, muitos acreditam que diversos fatos históricos têm a influência dos Illuminati.

SAIBA MAIS

Qual a relação da Maçonaria com as honras negadas a Duque de Caxias?

Conheça o significado do símbolo da Maçonaria

Texto: Ana Beatriz Garcia Edição: Érica Aguiar