Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
Do ponto de vista da espiritualidade animal, eles agem apenas baseados em seus instintos? O Livros dos Espíritos e Allan Kardec esclarecem essa questão!
- FOTO: Reprodução/Pixabay

Espiritualidade animal: os bichos agem apenas por instinto?

Do ponto de vista da espiritualidade animal, eles agem apenas baseados em seus instintos? O Livros dos Espíritos e Allan Kardec esclarecem essa questão!

[PAGE TITLE]

A espiritualidade animal é um tema que pode gerar muitas dúvidas e, ao mesmo tempo, despertar a curiosidade das pessoas. Por isso, recorremos ao Livro dos Espíritos e ao maior representante da religião, Allan Kardec, para esclarecer: os animais agem apenas por instinto?

Em O Livro dos Espíritos essa resposta aparece na questão 593: “É bem verdade que o instinto domina na maioria dos animais; mas não vês que há os que agem por uma vontade determinada? E que têm inteligência, mas ela é limitada”.

Sobre espiritualidade animal e seus instintos, segue-se o comentário de Kardec: “Além do instinto, não se poderia negar a certos animais a prática de atos combinados que denotam a vontade de agir num sentido determinado e de acordo com as circunstâncias. Há neles, portanto, uma espécie de inteligência, mas cujo exercício é mais precisamente concentrado sobre os meios de satisfazer às suas necessidades físicas e proverá sua conservação”.

Kardec acrescenta que não há entre eles nenhuma criação nenhum melhoramento, explicando que qualquer que seja a arte que admiramos em seus trabalhos, aquilo que faziam antigamente é o mesmo que fazem hoje, nem melhor nem pior, segundo formas e proposições constantes e invariáveis.

elefantes rio espiritualidade animal

FOTO: Reprodução/Pixabay

“Os filhotes separados de sua espécie não deixam de construir o seu ninho de acordo com o mesmo modelo sem terem sido ensinados. Se alguns são suscetíveis de uma certa educação, esse desenvolvimento intelectual, sempre fechado em estreitos limites, é devido à ação do homem sobre uma natureza flexível, pois não fazem nenhum progresso por si mesmos, e esse progresso é efêmero, puramente individual, porque o animal, abandonado a si próprio, não tarda a voltar aos limites traçados pela natureza”, conclui.

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação / Edição: Érika Alfaro

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Entretenimento

Além de conseguir chegar ao posto de primeira ministra da Índia por duas vezes, Indira Gandhi foi uma importante líder popular do país

Entretenimento

Pra quem vai viajar pela primeira vez de avião, é importante estar atento para evitar comprometer a sua segurança e estragar o passeio

Entretenimento

Mito ou verdade? Sob a perspectiva espírita, descubra se é possível que os animais tenham dom premonitório e consigam prever a morte de seu dono!

Entretenimento

No mundo animal, eles matam uns aos outros para alimentação. De acordo com o Espiritismo, isso ocorre porque a vida está em uma invólucro corporal

Entretenimento

Quando um encantador toca, a cobra é hipnotizada pela música? Por que ela se ergue? Na verdade, a resposta não tem nada a ver com o som

Entretenimento

Relembre os detalhes do acidente entre o Boeing 737-800 da Gol e o jato Legacy 600 da Embraer, que hoje completa dez anos

Entretenimento

Será que beber a própria urina faz bem? E se ela for o único líquido disponível em uma situação extrema ou de emergência?

Entretenimento

Você sabia que o baile de debutantes era considerado um ritual secreto? Saiba como surgiu essa festa que mexe com o imaginário de tantas adolescentes