ENTRETENIMENTO

Entenda a diferença entre empatia e simpatia

A empatia é cada vez mais valorizada nas relações humanas, mas a palavra gera confusões com a simpatia, uma característica bem diferente. Entenda!

None
FOTO: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 02/08/2016 às 19:41
Atualizado às 16:59

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

No universo da empatia, muitas definições podem gerar bastante confusão na hora de separar situações distintas. Temos uma espécie de ideia fixa de que ser empático é ser legal com todo mundo, ser amigos de todos, enfim, ser simpático. Mas essas são duas qualidades bem diferentes uma da outra. Entenda!

Entenda a diferença entre empatia e simpatia

Fonte: giphy.com

Empatia ou simpatia?

“Trata-se de duas palavras parecidas”, comenta a psicóloga Dina Azrak. “Mas há diferenças. Eu posso ter simpatia por uma pessoa desconhecida, por gostar da fisionomia dela ou do jeito de falar. É uma afinidade momentânea e até superficial, e que pode, posteriormente, ser alimentada e virar uma amizade ou relacionamento mais profundos. Já a empatia necessita de uma confiança mútua”, explica.

Outro termo que pode gerar dúvidas é alteridade. Apesar de certa semelhança, esse termo possui um contexto totalmente diferente de colocar-se no lugar do outro. “A alteridade entra, muitas vezes, em um âmbito mais político e das ciências sociais, e tem a função de perceber as diferenças que existem entre as pessoas, sem tirar dignidade e valores”, complementa.

Veja também!

4 passos para desenvolver a empatia

Conheça o poder da empatia na sua vida

Texto: Vitor Manfio/Colaborador – Edição: Victor Santos

Consultorias: Andrea Gorenstein, psicóloga clínica; Breno Rosostolato, psicólogo; Dina Azrak, psicóloga do Instituto Como Falar, em São Paulo (SP).