Connect with us

O que você está procurando?

A empatia não é apenas boa para quem recebe: desenvolvê-la também pode trazer diversas vantagens para sua vida e para a de todos ao seu redor!
- FOTO: iStock.com/Getty Images

Conheça o poder da empatia na sua vida

A empatia não é apenas boa para quem recebe: desenvolvê-la também pode trazer diversas vantagens para sua vida e para a de todos ao seu redor!

Além de oferecer um ombro amigo ou notar que há alguém que realmente se importa com você, a empatia, ou capacidade de se colocar no lugar do outro, pode gerar inúmeros benefícios. “Às vezes, a gente pensa que é mais gostoso estar na posição daquele que está sendo compreendido, acolhido. De fato, a empatia que a pessoa recebeu foi um presente. Com isso, suas forças são ativadas, e ela sente que pode falar e ser ouvida por alguém que não a julga. Isso alimenta a autoestima e a autoconfiança”, relata a psicóloga Dina Azrak.

Conheça o poder da empatia na sua vida

FOTO: iStock.com/Getty Images

Pontos positivos da empatia

Só que os pontos positivos não se resumem a quem recebe a empatia. O indivíduo que concede esse amparo também sai ganhando ao ocupar essa função social, já que estimula as questões neurológicas e psicológicas que envolvem o prazer. “É como se fosse uma pessoa milionária e pudesse distribuir parte da sua riqueza. Ela se sente realizada por conseguir fazer com que o outro se sinta melhor”, completa Dina.
O psicólogo Breno Rosostolato reitera essa questão e afirma que isso aumenta a percepção sobre o outro e “amplia o repertório da pessoa de compreensão e favorece os relacionamentos – tornando-os mais consistentes e duradouros”.

Aprendendo a entender

Ter empatia ajuda a escutar o outro, uma característica cada vez mais escassa diante de uma sociedade individualista e egoísta. Ser empático é praticar a proximidade com as diferenças, a aceitação e a tolerância, comportamentos im­prescindíveis nas relações interpessoais”, frisa Breno. Mesmo com a relevância dessa questão, não se torna empático da noite para o dia ou em m estalar de dedos; é um processo natural que requer paciência e persistência.
Antes de qualquer outra atitude, é funda­mental ter a consciência de que o outro não precisa de alguém que insista pela conversa o tempo todo. “Existe uma coisa chamada timing. Um diálogo, não precisa, obrigatoriamente, ser um jogo de pingue-pongue. Para iniciá-lo, é muito melhor se posicionar em uma situação de escuta”, indica Dina. Além disso, algumas dicas também podem ser muito úteis nesse momento.

 

Leia mais:

10 dicas para desenvolver a motivação

Saiba como encontrar motivação para vencer desafios

Texto: Vitor Manfio/Colaborador – Edição: Victor Santos
Consultorias: Andrea Gorenstein, psicóloga clínica; Breno Rosostolato, psicólogo; Dina Azrak, psicóloga do Instituto Como Falar, em São Paulo (SP).

Advertisement

Estilo de vida

Em entrevista no Youtube, a atriz Giovana Ewbank revelou que fez até uma promessa para que o processo de adoção desse certo: virar vegetariana!

Estilo de vida

Aprenda a fazer um colar com as crianças! Use materiais simples, como fita de cetim e pingente, e tenha uma peça customizada.

Estilo de vida

Gilberto Gil fez uma linda homenagem para a bisneta Sol Maria, e nós listamos 9 motivos de porque os avós são tão importantes em nossas vidas!

Estilo de vida

Confira 3 opções que trazem os temas de Alice no País das Maravilhas e Chapeuzinho Vermelho. Clássicos que fizeram parte da infância de muitas gerações.

Estilo de vida

Selecionamos dicas atemporais que trazem seres fantásticos, viagens em mundos paralelos e muitas curiosidades sobre animais.

Estilo de vida

A música é uma forma de entreter os pequenos e melhorar a fala. Conheça músicas da Galinha Pintadinha para cantar com os filhos. Confira os vídeos e letras.

Estilo de vida

Conheça mais sobre o programa infantil "Que Monstro te Mordeu?". Tem também curiosidades monstruosas sobre o desenho e web-episódios.

Estilo de vida

Carol Castelo Branco, colunista da Malu, ajuda você com o tema: cólica e cocô em recém-nascidos