ENTRETENIMENTO

Conheça Tiradentes: um herói do Brasil

Fique por dentro da história desse herói brasileiro homenageado em 21 de abril. Conheça Tiradentes!

None
IMAGEM: Divulgação

por Redação Alto Astral
Publicado em 11/08/2016 às 12:18
Atualizado às 18:07

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Fique por dentro da história desse herói brasileiro homenageado em 21 de abril. Conheça Tiradentes!

Tiradentes rosto

IMAGEM: Divulgação

Quem foi Tiradentes?

Joaquim José da Silva Xavier nasceu em 1746 em uma fazenda próxima a São João Del-Rei, Minas Gerais. De família pobre, ele se tornou órfão aos 11 anos e foi criado por um padrinho em Vila Rica (hoje Ouro Preto), com quem aprendeu o trabalho de dentista. Aliás, foi por isso que ele ganhou o apelido de Tiradentes.

Por que ele foi enforcado?

Entre os membros do movimento, haviam cobradores de impostos, chamados de contratadores, entre eles Joaquim Silvério dos Reis, que também devia para a Coroa portuguesa. Em 1789, em troca do perdão de suas dívidas, Reis revelou os nomes de quem tramava contra Portugal ao governador de Minas, que ordenou a prisão dos conspiradores. O processo durou até 1792, quando vários inconfidentes foram condenados à morte. Na ocasião, apenas Tiradentes não obteve perdão e foi enforcado no dia 21 de abril, no Rio de Janeiro.

Quando Tiradentes virou herói?

Enquanto o Brasil foi colônia, ele era tratado apenas como um brasileiro que desejou ir contra os interesses de Portugal, ou seja, um traidor. A partir de 1822, com a independência do Brasil, começou a ser reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira. Em 1865, foi declarado patrono cívico da nação brasileira e, a partir de 1890, herói nacional. Foi nessa época que o dia de sua morte virou feriado.

Ele só trabalhou como dentista?

Não, também foi tropeiro e minerador, até que entrou para a cavalaria, onde se tornou alferes – um cargo que hoje seria equivalente ao de segundo tenente. Uma de suas funções era patrulhar o Caminho Novo, a estrada que ligava Minas Gerais ao Rio de Janeiro. Ele era alferes quando começou a participar da Inconfidência Mineira.

O que foi a Inconfidência Mineira?

Foi um movimento formado por um grupo de homens ricos que conspiravam contra as leis impostas pelo governo português. Na época, o Brasil era colônia de Portugal, que havia acabado de decretar a derrama, uma lei que obrigava o povo a pagar uma alta quantia em impostos atrasados. Tiradentes começou a participar das reuniões e se tornou um dos membros mais ativos do grupo, que tinha nomes como Tomás Antônio Gonzaga e Cláudio Manoel da Costa.

Veja também
Conheça a história de William Shakespeare
Conheça a história de Mozart
Conheça a história de Isaac Newton