ENTRETENIMENTO

Você sabia: como surgiu o chiclete?

A humanidade masca chicletes há milhares de anos, mas você sabe como ele surgiu? Fique por dentro de como o chiclete surgiu e algumas curiosidades.

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 11/08/2016 às 09:02
Atualizado às 18:07

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você pode não acreditar, mas a humanidade masca gomas há milhares de anos. Os antigos gregos e também os maias (povo que habitou a América Central e parte do México) já mascavam uma goma extraída de uma árvore chamada chicozapote, ou simplesmente zapote. Foi só no século 19 que surgiu o chiclete como conhecemos hoje, quando um norte-americano chamado Thomas Adams conheceu a resina e teve uma ideia genial: dar sabor, embalá-la e começar a vendê-la!

Sucesso mundial

O produto criado por Adams foi registrado com a marca Chiclets e foi um sucesso no seu país. Durante a Segunda Guerra Mundial (1939 -1945), graças ao costume dos soldados norte-americanos, o chiclete ficou conhecido e passou a ser vendido no mundo inteiro.

boca-estourando-bolha-de-chiclete

Mil e uma utilidades

Hoje em dia eles ganharam muitas variações e utilidades bem curiosas. Além dos famosos chicletes com saborização de frutas, existem outras versões mais específicas: chicletes de nicotina, para os que querem deixar de fumar; os chicletes laxantes, para quem está com o intestino preso; os chicletes dietéticos, para quem não pode comer açúcar ou não quer engordar; e os chicletes de xilitol (uma substância adoçante), para evitar cáries. Pode se jogar!

chicletes-coloridos-rosa-verde-amarelo

FOTO: Shutterstock.com

Veja também
Industrializados: seus reais efeitos na saúde
Você sabia: como surgiu o origami?
5 mitos e verdades do dia a dia