Ana Bolena: conheça a história da mulher que marcou a Reforma Inglesa

Ana Bolena foi o pivô do rompimento do rei da Inglaterra com a Igreja Católica, fato que determinou a Reforma Inglesa e deu origem ao Anglicanismo

None
Ana Bolena no filme A Outra, interpretada por Natalie Portman (FOTO: Reprodução)

por Redação Alto Astral
Publicado em 01/09/2016 às 13:59
Atualizado às 18:20

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Ela é a segunda e mais famosa esposa de Henrique VIII, também conhecida por “rainha dos 1000 dias” por conta da duração de seu reinado (1533-1536). Ana Bolena foi dama de honra da rainha Catarina de Aragão na corte inglesa. O rei, Henrique VIII, apaixonou-se por ela e requisitou junto ao Papa Clemente VI a anulação do seu casamento.

ana bolena rainha inglaterra

Ana Bolena do seriado The Tudors, interpretada por Natalie Dormer  (FOTO: Reprodução)

Diante da resposta negativa obtida, a disputa religiosa tornou-se política. Isso porque o rei se divorciou de Catarina e rompeu com a Igreja Católica, que possuía grande poder no país. Em 1533, eles se casaram em sigilo e Henrique VIII foi excomungado pelo Papa. Dessa forma, o Ato de Supremacia foi decretado, ou seja, a partir daquele momento, o monarca também seria o chefe supremo da Igreja. E foi assim que a Igreja Anglicana foi criada e a Inglaterra passou pela Reforma Religiosa.

Algum tempo depois, nasceu a que seria Elisabeth I, mas o rei desejava um varão que Ana Bolena não conseguiu gerar. Em 1536, ela foi decapitada por ser acusada de adultério pelo marido – já apaixonado por Jane Seymour, que seria sua próxima esposa.

Importância, reconhecimento e legado de Ana Bolena

Graças ao casamento com Ana Bolena, Henrique VIII fez com que a Inglaterra rompesse com a Igreja Católica, tornando o Anglicanismo a doutrina oficial do país. Depois de sua morte, com a coroação de sua filha como rainha, Ana foi venerada como mártir e heroína da Reforma Inglesa, por salvar sua nação dos males do Catolicismo Romano. Ao longo dos séculos, Ana tem sido mencionada em obras artísticas e culturais.

ana bolena filme a outra

Ana Bolena no filme A Outra, interpretada por Natalie Portman (FOTO: Reprodução)

SAIBA MAIS

Marie Curie: a primeira mulher da história a ganhar o prêmio Nobel

Grace Hopper: conheça sua trajetória científica inovadora

8 livros para aprender mais sobre empoderamento feminino

Texto: Ana Beatriz Garcia Edição: Érika Alfaro

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.