5 plantas ideais para adotar na decoração

Saiba quais são as plantas que são tendência para adotar na decoração e ideais para deixar a sua residência mais verde

As plantas dão um ar de vida e deixam qualquer cômodo mais bonito
As plantas dão um ar de vida e deixam qualquer cômodo mais bonito - Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 29/05/2022 às 10:00
Atualizado às 10:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Desde o início da pandemia, quando as pessoas passaram a precisar ficar mais tempo em casa, muitos acabaram enjoando da decoração do próprio lar e decidiram tentar deixar os cômodos mais vivos. Para isso, houve quem optasse por animais, mas também aqueles que adotaram plantas e flores para ajudar na decoração.

E, para quem acabou de entrar no universo verde, pode ser interessante acompanhar as tendências que surgiram nos últimos tempos e se inspirar cada vez mais para decorar a casa ou apartamento com lindas espécies de plantas.

Assim, para deixar a sua casa mais verde, veja a seguir as espécies de plantas que são tendência no universo da decoração:

Bromélias

Essa planta é uma ótima alternativa para quem está procurando dar um up nos jardins, canteiros e também nas varandas de apartamentos. Além de serem delicadas e fáceis de manter, possuem um visual exótico e conseguem deixar qualquer cômodo mais vivo.

Por isso, Julio Sousa, biólogo e paisagista, explica que as bromélias são uma ótima opção para quem quer um visual "diferentão" no décor. “Seu visual é exótico e cheio de cores destaca o ambiente onde são inseridas, seja em vasos decorativos, jardim vertical ou até mesmo em paginação de canteiros”, explica.

Segundo Julio, é mais que possível usar a bromélia na tendência de “urban jungle” (floresta urbana, em tradução livre). Porém, é preciso cuidar adequadamente da planta para ela oferecer uma atmosfera mais viva e colorida.

"Para que fiquem com aspecto vistoso e saudável, sugiro regá-las frequentemente na parte central. Já nas folhas, aconselho apenas borrifar quando o tempo estiver mais quente. É preciso sempre observar suas características, então se suas folhas estiverem escuras é sinal de que elas precisam de luminosidade, e nessas horas elas estarem em vasos decorativos facilitam seu transporte. Em relação ao solo, elas gostam bastante que ele não seja compactado, então gosto de utilizar a casca de pinus, que ajuda o substrato ficar leve", esclarece. 
Bromélia
As bromálias são ótimas para quem quer um visual diferente no ambiente - Shutterstock

Peperômia

Quer deixar sua casa bem verde mesmo? Então as peperômias são as plantinhas que vão mudar o visual da sua residência. Essa é uma espécie de origem tropical, podendo ser usada no seu jardim sem medo. Além disso, a paisagista Fátima Costa explica que é possível uma composição harmônica, aconchegante e elegante ao aderir à peperômia em casa.

“São as folhas desiguais que tornam essa planta tão bonita e interessante para usar na decoração de casa — principalmente em ambientes com decoração clean”, clarifica.

Graças à folhagem gordinha, pronta para armazenar água, a peperômia consegue suportar a estiagem e não precisa de tanta rega para sobreviver. Ou seja, além de resistente, a peperomia-obtusifolia é uma opção versátil se a sua selva for compartilhada com crianças e animais de estimação, sendo que ela não possui substâncias tóxicas.

Peperômia
A peperômia é uma opção para quem quer uma casa bem verde - Shutterstock

Plantas pendentes

Também é uma ótima ideia apostar nas jiboias e samambaias, viu? Para isso, o arquiteto Angello Marques e o paisagista Renato Brito sugerem se inspirar em um conceito de oásis em meio a cidade com ráfia, bromélias e plantas pendentes no geral.

É possível utilizar a samambaia hilli, calicia, jiboia pendente branca, jiboia pendente prateada, jiboia pendente amarela, véu de noiva e tostão esmeralda em casa. Assim, essa é a hora de soltar a criatividade e usar e abusar das plantas pendentes.

Plantas pendentes
Existem vários tipos de plantas pendentes que podem ajudar na decoração - Shutterstock

Asplênio

Essa planta é a prima oriental da samambaia e possui folhas longas, inteiras e brilhantes. A planta gosta de calor e umidade, mas não resiste ao sol direto nas folhas e nem ao frio. O ideal é mantê-lo em um local com luz difusa, indireta. 

Asplênio
Essa espécie de planta é mais uma ótima opção para a decoração - Shutterstock

Pleomere

Outra dica de planta para a decoração dos ambientes é a da arquiteta Viviane Bouzada, que já usou a pleomere para dar um tchan em seus projetos. A planta vistosa, cujas folhas são coriáceas (com consistência semelhante ao couro), laminadas e onduladas, não tolera baixas temperaturas e ambientes mal iluminados. Assim, se for usá-la, é necessário colocá-la em pleno sol, viu? 

Pleomere
A pleomere é conhecida por suas folhas coriáceas, laminadas e onduladas - Crédito: Instagram/@jardimraiz

Fontes: Julio Sousa, biólogo e paisagista; Fátima Costa, paisagista; Angello Marques, arquiteto; Renato Brito, paisagista; e Viviane Bouzada, arquiteta.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.