Connect with us

O que você está procurando?

Customização, revenda, doação e troca são caminhos sustentáveis para as peças
Dê um novo destino para as suas peças - Shutterstock

Moda

De artesanato à grana extra: saiba o que fazer com as roupas que não usa mais!

Customização, revenda, doação e troca são caminhos sustentáveis para as peças

Comprou e não gostou. Comprou, usou e enjoou. Ganhou e não usou. As roupas fazem parte da nossa vida e da nossa história, estando presente em momentos importantes e até mesmo sendo nossa forma de expressão e comunicação. Existem aquelas peças que são as preferidas e usamos até realmente não dar mais ou não fazer mais sentido. E tem também a roupa que nunca combinou tanto com nosso estilo e acabou ficando parada no guarda-roupa. Mas o que fazer com tanta coisa

A moda, além de uma poderosa ferramenta de autoestima, é também economia, sociedade e sustentabilidade. Por isso, é fundamental agir com consciência tanto no consumo, quanto no descarte das peças. E ambos estão completamente interligados, se pensarmos que compra e venda é um ciclo sem fim. Então, que tal dar um novo destino para aquela roupa que está guardada há tanto tempo? 

Cada vez mais as marcas propõem ações de reuso, como é o caso do "Moda Sem Ponto Final", posicionamento da Malwee. "Uma peça que não usamos mais e que já fez parte de momentos importantes para nós, ainda pode fazer parte da vida de outras pessoas. O descarte não precisa ser prejudicial para o meio ambiente e ainda pode deixar o dia de alguém mais feliz" conta Patrícia Calixto, Gerente de Produto e Marca da empresa. 

Assim, aprenda 4 destinos sustentáveis, conscientes e adequados para peças que já foram tão queridas e merecem um novo lugar especial! 

Comece separando as roupas que não usa mais! (Shutterstock)

 

1. Customização

Customizar uma peça é dar uma nova aparência a ela e, muitas vezes, isso é suficiente para que ela se encaixa novamente no seu estilo. Para isso, você pode cortá-la, pintá-la e aplicar alguns materiais, como lantejoulas, strass, tachas, broches e até plumas. Se mesmo assim a roupa ainda não fizer sentido, vale pensar em reaproveitar o tecido para outras finalidades!

2. Doação

O inverno é a estação em que mais acontecem campanhas de doações de roupa, devido ao frio intenso. No entanto, qualquer época é propícia para fazer o bem. Além de dar as peças para amigos, familiares e conhecidos, separe algumas para doar às pessoas que estão em situação de vulnerabilidade, através de ONGs e associações.

3. Troca

Os grupos e as plataformas digitais são perfeitos para quem deseja trocar peças e objetos. Por lá, é possível encontrar pessoas que estejam buscando exatamente aquilo que você deseja trocar, o que facilita bastante o processo! Combine sempre os detalhes e escolha um local seguro para realizar a troca, ok?

4. Revenda

Quem não gosta de fazer uma grana extra, não é mesmo? Vender as roupas que já não usa mais pode ser uma boa pedida para conseguir um dinheiro e ainda desocupar as gavetas. Para essa opção, você pode procurar por brechós, grupos online ou até mesmo abrir sua própria lojinha virtual! 

Colaboração: Malwee. 

Advertisement

Comportamento

Segundo levantamento, o nome Maria está entre os favoritos!

Receitas

Cansou de sopas e caldos para te esquentar? Aposte nessa massa quentinha para as refeições

Comportamento

Será que tem alguém mentindo para você? Advogado lista técnicas certeiras para descobrir se isso está acontecendo

Mundo místico

Já pensou se duas pessoas que não combinam acabam se apaixonando? É o que acontece com o Inferno Astral dos signos! Descubra se essa paixão vai rolar

Receitas

Impressione o seu pai no dia de amanhã com esses pratos deliciosos!

Estilo de vida

Especialista na técnica ho'oponopono mostra técnicas para praticar o autoconhecimento

Moda & Beleza

Saiba qual é o seu formato de rosto e confira quais as joias mais indicadas para você