Urban Jungle: dicas para ter esse estilo na sua casa

Arquiteto explica como aproveitar a tendência do Urban Jungle e trazer bem-estar e aconchego para o seu lar

Estilo de decoração que traz plantas para dentro de casa fez sucesso durante a pandemia e permanecerá por um bom tempo
Estilo de decoração que traz plantas para dentro de casa fez sucesso durante a pandemia e permanecerá por um bom tempo - Shutterstock

por Mayra Cardozo
Publicado em 01/02/2022 às 20:00
Atualizado às 20:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O isolamento social fez com que muitas pessoas ficassem presas em casa por um longo tempo, quase sem nenhum contato com o meio ambiente. Por isso mesmo, mais do que nunca dá aquela vontade de ter um pouco de natureza dentro do próprio lar, não é mesmo? E essa é justamente a proposta do estilo conhecido como Urban Jungle, ou “Floresta Urbana”, que tem se tornado tendência na decoração das casas.

No Urban Jungle, plantas e outros elementos ligados à natureza são trazidos para o interior da casa, trazendo uma sensação de aconchego. Segundo o arquiteto e paisagista Cezar Scarpato, à frente do escritório Scarpato Arquitetura Paisagística, a tendência cria espaços que abraçam e ajudam a recarregar as energias.

Espécies e disposição das plantas

Uma das primeiras dúvidas que surge na mente de quem pensa em aderir ao Urban Jungle é justamente sobre as protagonistas desse estilo, as plantas. Principalmente quais espécies usar e como fazer a sua disposição nos ambientes?

Sobre a questão das espécies, Cezar alerta sobre a importância de pensar nas necessidades de cada planta. “A principal dica é escolher espécies que se encaixem com a rotina da pessoa e com as condições que o lar oferece”, explica ele.

Dependendo das características da casa, podem ser mais recomendáveis as espécies que se dão bem em ambientes menos iluminados e com mais sombras. "As suculentas, samambaias, jiboias e dracenas são boas opções", indica o profissional.

Em relação à disposição das plantas pela casa, vasos, estantes e prateleiras são boas aliadas para a organização. Segundo Cezar, misturar estilos e tamanhos diferentes de vasos é interessante para criar uma composição rica.

Outra opção são os jardins verticais, que deixam as paredes bem enfeitadas e são fáceis de cuidar. “O importante é sempre considerar um ponto de elétrica para a irrigação automática e também o quanto a parede suporta de peso", comenta o arquiteto e urbanista.

Jardim vertical
Jardim vertical é uma das opções para uma decoração com o estilo Urban Jungle | Imagem: Shutterstock

Materiais naturais e elementos decorativos

Para que a casa com o estilo Urban Jungle fique com um visual incrível, não se deve pensar apenas nas plantas, mas também em móveis e objetos que combinem com elas.

Materiais como fibras naturais, madeira e palha são uma ótima opção para reforçar o clima de natureza e alcançar essa harmonia entre os elementos do ambiente. Outra boa pedida são os papéis de parede temáticos.

E até mesmo os objetos decorativos e de arte podem estar de acordo com a estética Urban Jungle. "Trazer um conjunto de quadros botânicos, com ilustrações ou fotos, para um living, por exemplo, ou até fazer uma composição de pratos floridos em uma parede de cozinha trazem os elementos da natureza e reforçam a atmosfera desejada", explica o Cezar.

Quadro e plantas
Quadros e outros elementos decorativos ligados à natureza podem ajudar a compor o estilo Urban Jungle - Shutterstock

Fonte: Cezar Scarpato, arquiteto e paisagista à frente do escritório Scarpato Arquitetura Paisagística.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.