A temperatura começou a diminuir, mas nem por isso a sua casa precisa perder a vida e a cor. Conheça as plantas de inverno e cultive-as facilmente
por Vítor Ferreira
Publicado em 09/06/2020 às 11:23
Atualizado às 11:23
Não é só na primavera que você pode deixar a sua casa colorida, com lindos vasos de flores em cada canto. Embora sejam mais selecionadas, existem algumas plantas de inverno que se adaptam perfeitamente as baixas temperaturas e podem ser cultivadas facilmente em qualquer cômodo da casa.
Por não precisarem da incidência da luz solar ou de muitas regas, elas conseguem sobreviver e florescer durante os dias mais gélidos do ano. E, para aproveitar por mais tempo a beleza de cada uma, a melhor época para investir nessas espécies é no finalzinho do outono, quando o clima úmido dá lugar ao seco.
Para o florista Lenir Jeronimo Dias, o segredo para torná-las duráveis está na manutenção ao longo da estação. “É ideal ficar atento à limpeza diária, retirando todas as folhas murchas dos vasos, que evitam o crescimento correto das plantas”, afirma.
O local onde você mora costuma gear ou ficar com a temperatura bem baixa durante a estação? Então, essa espécie é perfeita para o cultivo, já que o clima quente atrapalha a sua germinação. Geralmente, atinge no máximo 15cm de altura e possui uma variedade de cores vivas, como azul, amarelo, rosa, vermelho e lilás. Uma curiosidade é que alguns locais utilizam a flor como tempero. Ela pode ser regada de duas a três vezes por semana e deve ser colocada próxima a janela.
Seu nome vem do latim primus, que significa “Primeiro”. A alusão é por conta da floração da planta, que ocorre no final do inverno. Dentre as suas principais características está um perfume forte e adocicado. Mesmo não possuindo um caule, ela pode atingir a altura de 30cm. Também são encontradas em diversas tonalidades, como rosa, roxo, vermelho, laranja e branco. São perfeitas para compor varandas ou vasos médios. Deixe-a em meia luz e não a regue constantemente.
Embora seja uma planta bastante versátil, já que nasce o ano inteiro, é só no inverno que ela atinge o ápice da sua beleza. Durante a estação, ela floresce bicolor, podendo decorar qualquer cômodo da casa com sua formosura. Pode ser regada duas vezes por semana e, de preferência, posicionada próxima da janela.
Seu nome popular é proveniente do formato que ganha ao florescer, assemelhando-se a uma boca de leão aberta. É uma das plantas de inverno com maior propensão a se desenvolver, podendo chegar a 1m de altura. Geralmente, tem seu desabrochar no final do inverno e são vistas em diversas cores. É perfeita para ambientes internos e arranjos, mas deve ser colocada na luz solar direta e com um solo sempre úmido.
É uma das espécies mais resistentes ao inverno, sobrevivendo a temperaturas abaixo de 10°C. Não é à toa que é chamada de “rainha da estação”. Além disso, trata-se de uma das plantas mais comercializadas e utilizadas na decoração interna e externa de ambientes. A explicação está na sua beleza e delicadeza. Enquanto que a sua folhagem possui uma cor verde escura com manchas mais claras, sua flor tem tonalidades vibrantes, como branca, vermelha, rosa, salmão. Para sua manutenção, é preciso retirar as partes amareladas e regar diretamente o solo de duas a três vezes por semana.
Seu charme está na variedade de cores que pode ser encontrada. Indo do vermelho, rosa e branco, além de uma mescla entre os tons. Mesmo que o inverno não seja a melhor época para o seu desenvolvimento e florescimento, ainda assim, seu desabrochar acontece nessa estação. Ela é perfeita para decorar ambientes internos da casa, como a sala de estar. Deixe sempre a terra úmida, mas não encharcada, retire as folhagens amareladas e posicione-a em meia luz.
Uma das plantas de inverno mais deslumbrante para cultivar dentro de casa. Sua textura e espessura são bastante delicadas e aveludadas. Dentre os seus pontos positivos está o forte perfume que pode tomar conta dos cômodos. Mas, atente-se as suas folhas: se estiverem no tom verde-escuro, significa que terão mais tempo de vida. Regue-a de três a quatro vezes por semana e deixe-a em locais com meia luz.
Essa espécie é típica de climas frios, já que atinge seu ápice de desenvolvimento nessa época do ano. Delicadas e de coloração variada e mista, tem seus tons ligados a sentimentos e emoções. Por exemplo, o branco significa pureza, enquanto o vermelho sensualidade. O melhor para tê-la é na mesa de jantar ou no centro da sala. Seu solo deve estar sempre úmido, mas não encharcado. E não precisa de incidência direta da luz do sol.
Também conhecida como jasmim dos poetas, a espécie tem desenvolvimento rápido e um perfume encantador. Trepadeira de ramos avermelhados, é é indicada para cobrir colunas, portões, muros e grades. Deve ser cortada periodicamente e regada de três a quatro vezes por semana, diretamente no solo.
Leia também:
Leia também