11 plantas que purificam o ar e melhoram o clima de cada ambiente

Combine decoração e bem-estar nas áreas internas da sua casa

plantas que purificam
Foto: Pexels

Com os altos índices de poluição nas cidades, principalmente nas metrópoles, as pessoas estão se preocupando cada vez mais com a qualidade e bem-estar que os ambientes internos da casa proporcionam. É por isso que a busca por plantas que purificam o ar tem aumentado gradativamente, tornando-se a escolha de muitos na hora da decoração.

Segundo relatório da rede social Pinterest, no Brasil, foi notado um crescimento de 50% no número de pesquisas, nos últimos seis meses, sobre algumas espécies que colaboram para uma respiração mais saudável. Entre as mais populares na internet, estão Babosa, Espada-de-São-Jorge, Clorófito, entra outras que prometem filtrar e absorver as toxinas.

Veja quais plantas que purificam o ar são perfeitas para o seu lar

A seguir, você confere uma lista de opções fáceis e ideais para se ter dentro de casa. Atente-se ao melhor lugar para colocá-las, assim como a quantidade de vezes que precisam ser regadas e o tamanho dos vasos.

Jiboia

Essa planta é bem popular nos lares brasileiros e possui a capacidade de absorver os formaldeídos liberados por carpetes, tecidos sintéticos e madeira. Em vasos grandes, a espécie pode decorar a sua sala. Ela não demanda muitos cuidados, mas quem tem animais de estimação deve mantê-la fora do alcance, pois pode ser tóxica para os bichinhos.

Clorófito

Apesar de muito comum em jardins, ela pode ser cultivada em vasos de todos os tamanhos e cresce pouco, ideal para espaços pequenos e cantos dos ambientes. Ela absorve do ar poluentes como o benzeno e o monóxido de carbono.

plantas que purificam o ar clorofito

Foto: Shutterstock

Antúrio

Além de ter flores bonitas e de diversas cores, essa planta combate os poluentes do ar. Ela não cresce mais de um metro de altura. Costuma florescer o ano todo, por isso, é linda para a decoração. Use vasos de diferentes tamanhos e enfeite espaços maiores, como a sala.

Babosa (Aloe Vera)

É muito famosa por ser usada em cosméticos e por suas propriedades calmantes e cicatrizantes. Além disso, é possível notar se o ar está poluído à partir de pontinhos marrons que surgem nas folhas. A babosa pode estar em vasos pequenos, mas a planta maior pode decorar a sala e trazer mais verde ao ambiente.

plantas que purificam o ar aloe vera

Foto: Shutterstock

Samambaia

É uma planta muito popular no Brasil e que precisa de bastante umidade e luminosidade. Apesar disso, pode ficar na área interna da casa, próxima da janelas, por exemplo. As samambaias são famosas por filtrar as impurezas do ar e, alguns estudos dizem que ela é capaz de remover mercúrio e arsênico do solo.

Palmeira ráfia

Bonita e muito usada na decoração em ambientes internos, esse tipo de palmeira é um aliada na absorção de amônia presente em materiais de limpeza. Ela é ideal para ser cultivada em vasos, que podem ser pequenos, como esse.

palmeira ráfia

Foto: Shutterstock

Ficus

É uma árvore muito usada no paisagismo, mas quando cultivada em vasos, pode ficar dentro de casa. Ela também auxilia na remoção de impurezas, além de ser muito usada na decoração em salas espaçosas. Entra para a lista de plantas que purificam com o ar de maior alcance.

 

Lírio da paz

Elegante e delicada, essa espécie tem tudo para trazer conforto e beleza aos cômodos da sua casa. Além de ser fácil para o cultivo, também multiplica-se rapidamente, filtrando as toxinas que se acumulam no ar. Dê preferência a meia-sombra e vasos médios.

lírio da paz

Foto: Pexels

Espada de São Jorge

Uma das plantas que purificam o ar mais conhecidas e cultivadas entre os brasileiros. Possui a capacidade de absorver formaldeídos, liberados por madeiras, tecidos sintéticos e carpetes, retendo poeiras e organismos poluentes. Também libera uma grande quantidade de oxigênio à noite. Para os mais supersticiosos, acredita-se que essa espécie afasta as energias negativas do ambiente. Resistente a mudança de temperatura, pode ser colocada em todos os tipos de vasos e regada 3 vezes por semana.

Azaleia

Quer trazer cor e beleza as áreas internas? Aposte nessa planta! Excelente filtradora de formaldeídos presentes no ar, a espécie chama atenção pelos seus tons vivos e formato estrelar. Prefere temperaturas amenas, vasos pequenos, solos férteis e irrigação de 3 a 4 vezes por semana.

plantas que purificam o ar azaleia

Foto: Pexels

Dracena

Além de sua exuberância e desenho fino, tem forte ação sobre os poluentes presentes em vernizes e óleos. Também combate amônia, tolueno, formaldeído, benzeno e tricloroetileno. Coloque-a em lugares com bastante incidência de luz solar e regue-a diariamente.

Leia também: