Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
Já pensou em cozinhar poucas vezes na semana e se alimentar corretamente sem prejudicar sua rotina? Aprenda como congelar alimentos de forma eficaz
- Foto: Shutterstock

Aprenda como congelar alimentos corretamente e organizar suas refeições

Já pensou em cozinhar poucas vezes na semana e se alimentar corretamente sem prejudicar sua rotina? Aprenda como congelar alimentos de forma eficaz

[PAGE TITLE]

Há muitos anos, o homem utiliza a técnica de resfriamento como forma eficaz de armazenar comida por mais tempo. O que antes era uma questão de sobrevivência, hoje, saber como congelar alimentos é essencial para uma vida saudável, regrada e sem desperdícios.

“Toda atividade de manipulação da comida envolve perdas nutricionais, porém, o congelamento promove reduções mínimas, além de retardar o processo de deterioração ao inibir o crescimento de microrganismos”, explica a nutricionista Thainá Queiroz.

Mas, antes de sair guardando tudo no freezer, vale lembrar que há uma maneira correta de conservar cada alimento. Uma vez que, se feito erroneamente, a chance de estragar o produto é bem grande. Por isso, separamos algumas dicas fundamentais para começar a otimizar essa técnica sem maiores dificuldades.

Melhores pratos

Diversos alimentos podem ser congelados para aumentar a praticidade e garantir que suas refeições continuem com sabor e qualidade. De acordo com Thainá, existem algumas opções que se adequam melhor a essa técnica.

  • Leguminosas: deixe-as de molho por 8 horas, despreze a água, cozinhe sem tempero e congele em pequenas porções em vasilhas de vidro, com tampa. Aposte em grão-de-bico, feijão e lentilha.
  • Tubérculos: a batata-doce, o cará e o inhame podem ser cozidos no vapor em fatias grossas e congelados posteriormente. Todas as noites, retire algumas fatias e transfira para a geladeira. No dia seguinte, é só aquecer ou consumir geladinho.
  • Proteínas: tanto a carne vermelha quanto a branca podem ser preparadas e congeladas já prontas, de preferência, em vasilhas individuais e de vidro.

Detalhes importantes

O congelamento tende a acentuar o sal e o tempero dos seus pratos, portanto, o recomendado é usar uma menor quantidade de condimentos. Se preferir, para não errar na porcentagem, use o sal marinho (pode ser encontrado em supermercados), que é mais suave e menos apurado.

Além disso, a embalagem em que o alimento será conservado é essencial para manter a sua qualidade, pois ela impede que a comida entre em contato com o ar frio e seco do congelador. Para os que são sólidos, opte pelo uso de potes plásticos com tampa, bandejas de alumínio, papel-filme, papel-alumínio (com a parte brilhante voltada para o alimento) e sacos plásticos transparentes.

Já para os líquidos, além de potes plásticos com tampa, não se esqueça de utilizar vidros com tampa e formas de gelo, as quais são especialmente práticas, pois você pode congelar pequenas quantidades de alimentos (molho de tomate, por exemplo), depois retirar das forminhas e guardar as porções individuais.

Como congelar alimentos e manter a ordem

Para não se confundir e evitar que a comida estrague, tenha em mente que é necessário etiquetar todos os potes que forem levados ao congelador. Lembre-se de anotar a data em que você preparou a refeição, o tipo de alimento e a data de validade. Essa medida simples é capaz de conservar a qualidade dos ingredientes.

Na hora de tampar

Lembre-se de tampar o recipiente somente após o alimento ter esfriado por completo e não permitir o contato direto com o ar do congelador. Caso a comida fique exposta, pode acontecer um choque térmico, estragando ou perdendo a qualidade da sua composição.

Divida em porções

Dividir a comida em porções antes de congelá-la vai acelerar o tempo de congelamento e, no momento em que for consumida, você poderá descongelar apenas a quantidade que pretende usar.

Legumes congelados

O segredo por trás dos excelentes resultados com legumes congelados é branqueá-los antes de levá-los ao freezer, um processo que consiste em mergulhar os legumes por alguns minutos em água fervente e depois retirá-los.

Descongelando a carne

Para descongelar a carne vermelha, coloque-a na geladeira na noite anterior ao cozimento. Nunca deixe-a mais de 24 horas na geladeira antes de cozinhá-la, pois pode estragar ou perder sua textura.

Com tortas

Tortas podem ser congeladas cruas ou assadas. Coloque a massa não confeitada em uma forma de silicone que será utilizada para assá-la. Leve ao freezer por algumas horas até congelar (já com o formato desejado) e retire quando for prepará-la ou consumi-la.

No caso dos ovos

Ovos podem ser congelados, porém nunca na casca, pois elas tendem a arrebentar. Quebre cada ovo em uma tigela diferente e verifique se está fresco. Para congelar os ovos inteiros, misture-os sem batê-los. Acrescente 10g de açúcar ou 3g de sal para cada 100 ml de ovos inteiros, a fim de evitar que fiquem com consistência granulosa.

Validade

O prazo de validade de alimentos congelados irá variar de acordo com o tipo de alimento, a qualidade do produto antes de ser congelado e se o alimento foi preparado e armazenado corretamente. Por isso é sempre importante colocar uma etiqueta com a data que a comida foi levada ao freezer e, antes de consumi-la, verificar sua textura e sabor.

Descongelamento

Evite, sempre que possível, o descongelamento em temperatura ambiente, pois essa é a maneira mais fácil para os micro-organismos se proliferarem. Prefira deixar sempre na geladeira e retirar na hora que for realmente preparar o alimento.

O que não congelar

Existem alimentos que, devido a sua estrutura e quantidade de água, não são bons para congelar. Alguns exemplos são: maionese, gelatina, sal, batatas cruas, caldas com leite, legumes utilizados em saladas cruas e preparos à base de ovos, como claras cozidas, merengue e cobertura de clara de ovo.

Leia também:

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Mundo místico

Mantenha sua vida financeira em dia, longe das dívidas e com aquela graninha extra acumulado por meio das simpatias com feijão

Estilo de vida

Confira uma série de atividades para quem não possui muito tempo no dia a dia e quer manter o corpo saudável com treino de 15 minutos

Receitas

Acompanhamento ideal para o churrasco, para aquela comidinha caseira e até para datas comemorativas. Veja como preparar 7 receitas de farofa bem diferentes!

Moda & Beleza

Os fios ondulados possuem um efeito diferenciado e autêntico, que você pode recriar facilmente em casa com alguns truques de como fazer cabelo cacheado

Receitas

Restou aquele pedaço de bife, frango ou peixe do almoço? Conheça algumas receitas com sobras de carne para inovar nas suas refeições do dia

Mundo místico

Alcance graça divina diariamente e abra os caminhos iluminados da felicidade com uma prece e um ritual para o santo de cada signo

Mundo místico

Transforme seu dia a dia com esta sequência poderosa de oração para mudar de vida e saiba como alcançar graças, agradecer a Deus e conseguir a paz interior

Mundo místico

Mantenha-se sempre saudável e cheio de energia com a ajuda da oração de São Camilo, o divino protetor dos doentes e dos hospitais