Guia completo para manter a geladeira organizada e evitar desperdícios

Coloque essas dicas em prática para conservar os alimentos da melhor forma possível

organizar a geladeira
Foto: Istock

Organizar a geladeira pode ser uma tarefa difícil, mas não impossível. Muitas pessoas têm dúvida de qual é o melhor lugar para guardar certos alimentos, como os ovos, comida pronta, latas abertas e frutas. Por isso, diversos produtos acabam estragando ou ficando com menos sabor.

Para te ajudar nessa tarefa, nós separamos algumas dicas de como arrumar esse eletrodoméstico da melhor forma possível, para evitar qualquer desperdício e facilitar na hora de encontrar aquilo que estava procurando.

Passo a passo para organizar a geladeira e evitar desperdícios

Nada de chegar do mercado e colocar todos os produtos dentro da geladeira, em qualquer espaço disponível. Cada alimento precisa ser armazenado de uma forma, e alguns necessitam de temperaturas mais baixas para a correta conservação.

Além disso, com sua geladeira organizada, fica mais fácil visualizar tudo o que tem para ser consumido, impedindo excessos. “Até cozinhar, ou mesmo fazer um lanchinho, pode ficar mais prazeroso”, afirma Luciana Teixeira, do Atitude Caprichosa.

Fazendo a limpeza

Antes de qualquer coisa, é necessário realizar aquela faxina geral em todos os compartimentos para não só limpar cada cantinho e retirar as bactérias, mas, também, para fazer o descarte de alimentos vencidos e sobras de comidas prontas, já guardadas há mais de dois dias. Em geral, a frequência dessa higienização deve ser semanal.

Dica: use um pano limpo embebido em uma mistura de água e vinagre ou em solução de 2 colheres (sopa) de bicarbonato para um 1 litro de água. Essas composições são ótimas porque, além de limparem, também ajudam a neutralizar odores indesejáveis. Por fim, enxágue com pano úmido e seque com pano seco.

Atenção aos alimentos que vêm da rua!

Como alguns produtos, normalmente, vêm da feira ou mercado, enrolados em papel tipo jornal ou sacos plásticos sem higienização, recomenda-se o descarte dessas embalagens, e que os alimentos sejam lavados e desinfetados antes de serem guardados na geladeira.

Prateleira por prateleira

Gaveta de cima

Por ficar na parte superior do eletrodoméstico, conserva os alimentos em temperatura mais baixas. Ideal para guardar queijos, presunto, mortadela, carnes já descongeladas, iogurtes e danones, manteiga e requeijão.

Uma pequena providência para tornar o seu dia a dia mais fácil é deixar pronta na geladeira uma bandeja com os produtos diários do seu café da manhã. Assim, tudo vai e volta da mesa com facilidade.

Prateleira 1

Sucos, preparações prontas, doces, leite, iogurte e outros laticínios de maior dimensão precisam ser conservados em baixas temperaturas. Coloque tudo na prateleira superior e fique de olho na data de validade.

Prateleira 2

As prateleiras intermediárias são ideais para colocar pratos prontos, como bolos e pudins, produtos enlatados (que, depois de abertos, devem ser retirados da lata e armazenados em potes com tampa) e sobras de comida.

Além disso, apesar de muitos modelos de geladeira possuírem compartimentos próprios para ovos em suas portas, não é lá que eles devem estar. Eles precisam ser retirados da embalagem e guardados na prateleira. Outra dica importante é nunca lavar suas cascas, caso contrário, há risco maior deles estragarem.

Prateleira 3

Legumes, frutas, alimentos para descongelar e semiprontos (ex: massa de lasanha) e garrafas fechadas.

Gaveta de baixo

É o local ideal para os vegetais. Assim que chegar do mercado, lave frutas, legumes e verduras e coloque-os em sacos plásticos perfurados para que eles possam respirar.

Freezer

Produtos prontos (lasanha, pizza, salsicha e alimentos já cozidos), sorvetes e carnes. Vale lembrar que, os alimentos que são comprados congelados, devem ir direto para o freezer, já com uma etiqueta com a data em que estão sendo congelados e/ou validade, evitando que permaneçam esquecidos por muito tempo.

Porta

Garrafas de bebidas abertas, vidros, caixas e latas abertas (azeitona, milho, ervilha, creme de leite e leite condensado), condimentos (ketchup, maionese e mostarda), doces caseiros pastosos.

Lembre que na porta, pelo abrir e fechar constante da geladeira, há variações constantes de temperatura. Logo, os produtos ali devem ter maior durabilidade ou serem consumidos mais rápido

Facilite sua vida ao organizar a geladeira

Use etiquetas para organizar a geladeira e manter a respectiva manutenção. Você pode usar cestinhos plásticos nas prateleiras e grudar rótulos para que tudo seja sempre setorizado e guardado da mesma forma. Essa providência também facilita conservar a limpeza, já que esses recipientes são laváveis e removíveis. O ideal são aqueles cestos plásticos que têm furinhos, assim, o alimento consegue respirar.

Tem criança em casa?

É simpático e funcional que os produtos destinados e liberados para as crianças fiquem na altura de alcance dos seus filhos. Colocar tudo em caixas separadas também ajuda muito na organização. Tente sempre arrumá-las de um jeito prático.

Dica bônus

Para acondicionar comidas prontas na geladeira, prefira potes de vidro, pois são mais higiênicos e práticos, já que, normalmente, podem ir direto ao forno ou micro-ondas

Precisa visualizar o resultado para entender melhor cada orientação? Assista ao vídeo que preparamos para você e mantenha a ordem com cada passo.

Leia também: