Temperos e combinações diferentes para dar mais sabor às sopas

Acrescente estas opções as suas receitas para que elas ganhem mais palato e turbinem a saúde de forma eficaz

tempero para sopa
Foto: Shutterstock

Quando sentimos que um prato ficou sem gosto, logo recorremos ao sal para trazer o sabor que faltava. Mas nem sempre ele é a melhor opção não só para a receita, como para a saúde. Se estiver preparando um caldo, por exemplo, você pode optar por um tempero para sopa, que fuja do tradicional e traga um ressignificado a sua criação.

Para te ajudar a sair da mesmice, selecionamos algumas ideias suculentas, que são facilmente encontradas no mercado ou lojas de especiarias. E o melhor de tudo isso é que elas podem ser utilizadas durante a confecção, quanto na hora que for consumir.

Experimente um tempero para sopa e se delicie com novos gostos

Alho e cebola

Os dois podem também temperar sua sopa até mesmo crus. Sim, isso mesmo! Para que não fiquem com sabor acentuado, o indicado é usar apenas um dente de alho, picado em pedaços bem pequenos, para uma tigela de sopa. Já na hora de usar cebola, prefira os tipos mais suaves, como a cebola roxa. Passe-a na água fervente só para amenizar o gosto e tempere a gosto. Os dois alimentos contêm substâncias anticancerígenas e são melhor aproveitados quando são consumidos crus.

Azeite aromatizado

O óleo de oliva costuma ser a primeira opção para temperar sopas, tanto pelo sabor único quanto pelas vantagens nutricionais (é antioxidante e ajuda a regular os níveis de colesterol bom e mal). Mas, você pode potencializar o sabor com os tipos temperados, seja com ervas, alho, limão etc. Caso tente fazer em casa, é importante não inserir os alimentos diretamente no frasco de azeite, para evitar a contaminação.

A técnica de infusão que leva ao fogo é mais indicada, porém é recomendado o auxílio de um profissional. Você também encontra versões já temperadas em supermercados. Porém, atenção ao excesso, já que 1 colher (sopa) de azeite contém 90 calorias.

Anis

É de origem chinesa e possui um forte aroma e sabor quando utilizado para temperar sopas. É rico em carboidratos, proteínas, fibras e gorduras saudáveis e também é fonte de uma boa quantidade de vitamina A e C, ferro, magnésio e cálcio.

Iogurte

É perfeito para dar uma cremosidade à sopa e apetecer o paladar. E a escolha é melhor que creme de leite, uma vez que o iogurte natural é um alimento mais completo. “É rico em lactobacilos vivos, fibras, vitaminas, minerais e probióticos”, aponta a nutricionista Fátima Corradini Domingues.

Ervas aromáticas

Não faltam opções: tomilho, manjericão, alecrim, orégano, louro, cebolinha, salsinha, coentro, hortelã… Além de temperar as refeições, elas ainda completam a mistura com mais saúde. Tente experimentar e descobrir novos sabores.

Aipo

Também conhecido pelo nome de salsão, pode ser consumido inteiro porque tanto suas folhas como os talos e a raiz são comestíveis. Quem já o provou, sabe bem que o seu sabor tem um toque mais apimentado, podendo entrar tanto no preparo, como na hora consumo da sopa.

Especiarias

Pimenta, gengibre, cúrcuma e mostarda em grãos são ótimas opções para pratos quentes. E saiba que ainda desempenham o papel do sal, em acentuar o sabor, fazendo com que você diminua a quantidade de sódio. Esse hábito ajuda na redução da retenção de líquidos e estimula o paladar com sabores diferentes.

Alho-poró

Está ligado a mesma família da cebola e do alho, porém com um sabor ainda mais presente e delicado do que eles. Como tempero para sopa, vale fazê-lo bem refogado, jogando-o por cima e aquecendo. Uma porção de 100 gramas possui apenas 31 calorias, fornecendo carotenoides da provitamina A, incluindo o beta-caroteno. Faz bem para a visão, melhora a imunidade e a comunicação celular.

Pimenta Cumarí

Agora, se você já curte um sabor mais forte, com presença na sopa, esse tempero é a melhor opção. Seus grãos são pequenos e arredondados, de coloração verde. Possuem um ardor moderado e palato bem característico.

Cardamomo

Tem origem na Índia e Sri Lanka. Seu sabor se assemelha em certo grau ao gengibre, já que são da mesma família. Pode ser encontrado facilmente no mercado em pó ou em bagas de coloração verde. Acrescente-o em pouca quantidade na hora do preparo da sopa.

Leia também: