Farinha de grão-de-bico: saiba porque você deve consumi-la hoje mesmo!

Alternativa à tapioca, a farinha de grão-de-bico também é livre de glúten e pode ser usada para o preparo de panquecas. Confira como preparar!

farinha de grão-de-bico
Foto: Shutterstock.com

Já sabemos que a tapioca é ótima para quem deseja chapar a barriga. Mas, se você procura uma alternativa tão boa quanto e que também não contenha glúten, pode apostar nas panquecas feitas com a farinha de grão-de-bico! Conheça os benefícios!

Bem-estar sempre

Além de ser uma boa fonte de proteína, nutriente importante para a formação muscular e de enzimas, o grão-de-bico fornece zinco, magnésio, ferro e potássio. É também rico em triptofano, um aminoácido essencial que deve ser adquirido pela alimentação, que atua em conjunto a outros nutrientes na produção da serotonina, neurotransmissor relacionado à sensação
de bem-estar e satisfação, além de auxiliar no sono. “Estudos demonstram que níveis normais de serotonina causam saciedade precoce e redução na necessidade de consumir açúcar, o que pode auxiliar na dieta”, alega a nutricionista Cintya Bassi.

Mantém a fome longe

Os alimentos com alto índice glicêmico (IG), como é o caso da tapioca, são absorvidos rapidamente pelo organismo, dando uma sensação de saciedade temporária. “O IG da tapioca é 115, enquanto do grão-de-bico cozido é apenas 31. E isso quer dizer que o
grão-de-bico contém mais fibras e aminoácidos, enquanto a tapioca, em sua maior parte é carboidrato e, por isso, eleva a glicemia mais facilmente”, explica a nutricionista esportiva Bruna Quaglio. Portanto, o grão-de-bico é perfeito para quem quer emagrecer, já que as fibras alimentares ajudam a regular o intestino e mantêm a fome longe por mais tempo. Lembrando que, para reduzir o IG da tapioca, basta adicionar a chia!

União poderosa

Com tantos benefícios, é impossível não se apaixonar pela panqueca de grão-debico, não é mesmo? Mas lembre-se que, embora ela surpreenda pelo elevado teor de proteínas, a tapioca, que é feita com a farinha de mandioca, é boa fonte de carboidratos, portanto, as duas opções se complementam e devem fazer parte do seu cardápio!

Prepare a farinha

Além da panqueca, a farinha do grão-de-bico também pode ser consumida de diferentes maneiras, como no preparo de hambúrguer, quiche, sopas e até para substituir a tradicional farinha de trigo em algumas receitas. Para preparar, é simples: deixe o grão-de-bico de molho de 8 e 12 horas, trocando a água algumas vezes. Escorra e leve-os para assar em forno preaquecido a 180ºC por 40 minutos ou até dourar, mexendo de vez em quando para não queimar. Deixe esfriar e bata no liquidificador até virar uma farinha. Passe pela peneira e volte ao forno baixo por 15 minutos para secar totalmente (mexa a cada 5 minutos com uma espátula). Espere esfriar e guarde em um vidro bem fechado.

 Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Cintya Bassi, nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, de São Paulo 
LEIA MAIS