Closet: 5 dicas para manter a organização e a limpeza do espaço

Um closet limpo e organizado vai tornar o seu dia a dia mais prático e ainda pode passar a fazer parte da decoração do quarto

Arrumar o closet pode ser complicado, mas algumas dicas podem ajudar a tornar essa tarefa um pouco mais fácil
Arrumar o closet pode ser complicado, mas algumas dicas podem ajudar a tornar essa tarefa um pouco mais fácil - Shutterstock

por Mayra Cardozo
Publicado em 28/03/2022 às 15:00
Atualizado às 15:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Manter o closet sempre arrumado e limpo é uma tarefa desafiadora, mas necessária, não é mesmo? Afinal, com esse espaço organizado fica muito mais prático e fácil achar as roupas que quiser no dia a dia, o que evita que você acabe perdendo um grande tempo procurando cada peça. Principalmente agora, com a mudança de estação, já que as roupas de calor são deixadas um pouco de lado para priorizar as mais quentinhas. 

Além disso, um closet arrumado e limpo pode até ser incorporado na decoração do quarto, sabia? Inclusive, o closet aberto é uma tendência e pode dar um toque bem diferente no visual de um quarto.

Confira a seguir 5 dicas da coordenadora de decoração Livia Chervezan para você manter o closet sempre organizado e limpo e valorizar esse espaço do quarto:

Separe um tempo

Como a maioria das atividades de limpeza e arrumação, a organização do closet merece dedicação e atenção. Por isso, é importante escolher um dia sem compromissos, no qual você possa retirar todos os itens de dentro do espaço e realizar os procedimentos de limpeza com calma.

“O recomendável é separar um dia ou dois, dependendo do ritmo, apenas para limpeza. Esse momento necessita de prioridade”, comenta Livia.

Planeje

Uma boa dica é pensar (ou até anotar) as etapas da arrumação e como você pretende organizar as peças dentro do closet antes de colocar a mão na massa. Isso vai te ajudar a entender melhor o processo e o que você precisa fazer.

A primeira etapa nesse planejamento pode ser, por exemplo, separar as roupas em categorias, como por cor, tecido, ocasião em que serão usadas ou presença ou não de estampa. Guardando-as assim, será mais fácil encontrar as peças na hora de montar um look. Deixar as roupas que provavelmente serão mais usadas em uma área mais fácil de alcançar do closet também é uma boa ideia para otimizar o tempo no dia a dia.

closet organizado
É preciso se organizar para saber onde cada peça deve ser colocada no closet - Shutterstock

Use caixas organizadoras

Certos tipos de peças, como roupas íntimas, malhas e o enxoval de cama e banho, ficam mais organizados se forem guardados em caixas. Além disso, colocar essas coisas em caixas organizadoras também vai otimizar o espaço no closet. E vale até usar caixas com estampas ou coloridas para deixar o espaço mais bonito por dentro, principalmente se você pretende aderir à tendência do closet aberto, viu?

Organize bolsas, sapatos

Quem tem uma grande quantidade de bolsas e sapatos pode ter um pouco de dificuldade para arrumá-los no closet, não é mesmo? Porém, existem algumas dicas importantes que ajudam a fazer essa organização de uma maneira prática e fácil.

No caso dos sapatos, uma opção é enfileirar os pares nas prateleiras do closet. Mas você também pode usar organizadores, que são especialmente úteis se o seu closet não tiver tanto espaço. Já sobre as bolsas, que são mais volumosas, uma boa dica é colocá-las em saquinhos especiais feitos de TNT, o que vai impedir que elas acumulem poeira ou tenham o seu material estragado.

sapatos em prateleiras
Uma das opções para os sapatos é enfileirá-los em prateleiras do closet - Shutterstock

Usou? Guarde

Essa é a dica de ouro para o closet se manter arrumado por mais tempo. Deixar as roupas que vamos tirando do closet no dia a dia acumularem do lado de fora ou guardá-las nos lugares errados vai fazer com que uma nova arrumação do espaço precise ser feita muito mais cedo do que o planejado. Por isso, procure sempre colocar de volta no local correto qualquer peça que tirar do lugar logo após o uso.

“Assim nada ficará acumulado ou fora do seu devido lugar, como aquelas peças que deixamos em outros cômodos da casa”, comenta Livia.

Fonte: Livia Chervezan, coordenadora de decoração da Telhanorte.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.