3 motivos para optar por móveis sustentáveis

Especialista explica como a escolha de móveis sustentáveis pode ajudar o meio ambiente

Além de contribuírem para a preservação do meio ambiente, os móveis sustentáveis também possuem uma estética impecável
Além de contribuírem para a preservação do meio ambiente, os móveis sustentáveis também possuem uma estética impecável - Shutterstock

por Mayra Cardozo
Publicado em 15/02/2022 às 21:00
Atualizado às 21:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Com os produtos que ajudam o meio ambiente cada vez mais em alta, você já pensou em, da próxima vez que for comprar móveis, optar pelas versões sustentáveis? Pois fique sabendo que eles realmente são uma ótima opção, já que, além de ecologicamente corretos, eles também podem ser bonitos e não perdem em nada para a qualidade dos móveis comuns!

Na verdade, os móveis sustentáveis – aqueles feitos de matéria-prima que não prejudica o meio ambiente ou de material reciclado – garantem inclusive uma grande durabilidade, o que evita o consumo e descarte excessivo. Além disso, eles podem ser feitos de diversos materiais, entre eles madeiras sustentáveis, refugo ou paletes.

Quer conhecer mais sobre os benefícios dos móveis sustentáveis para o meio ambiente? Então confira a seguir as 3 razões trazidas por Pamela Paz, fundadora e CEO da empresa de móveis por assinatura Tuim, sobre o uso desses artigos:

Consumo inteligente dos recursos naturais

Segundo Pamela, o consumo inteligente é uma das principais vantagens dos móveis sustentáveis. Afinal, quando compramos produtos que são sustentáveis ou reaproveitados, estamos contribuindo para que recursos naturais não sejam desperdiçados, não é mesmo? Assim, garantimos um futuro melhor para as próximas gerações!

folha com globo em cima
Móveis sustentáveis evitam o gasto excessivo de recursos naturais do planeta - Shutterstock

Fabricação sustentável

Os móveis sustentáveis, além de não aumentarem o acúmulo de lixo, também trazem menos prejuízo para o meio ambiente em sua produção. Isso é muito importante, já que esse mercado costuma trazer vários impactos ambientais por conta do grande volume de resíduos gerados, do desperdício de madeira e do uso de substâncias tóxicas.

E não pense que, por serem fabricados de forma sustentável, esses móveis perdem na questão estética, viu? De acordo com Pamela, eles até trazem um estilo diferenciado e criativo, mais próximo do neutro e rústico, mas também incrível e requintado!

Diminuição do descarte de lixo

Quando móveis ou objetos não serão mais usados e não são doados, muitas vezes eles são descartados em locais inapropriados como ruas, rios e rodovias.

O problema é que, com a chuva, eles podem criar mofo, transmitir bactérias e aumentar as enchentes em grandes centros urbanos.

E uma das soluções para que esse tipo de descarte não ocorra é justamente a criação de móveis sustentáveis! Isso porque, com ela, latas, pneus, malas e muitos outros objetos que seriam jogados fora são transformados em cadeiras, mesas, aparadores e peças de decoração. Nesse sentido, os móveis sustentáveis ajudam a diminuir o descarte e o acúmulo de lixo de forma irracional.

Pamela ressalta ainda que o aluguel de móveis também é uma boa opção para evitar o descarte indevido:

“O aluguel, por exemplo, também é uma solução sustentável que contribui para a redução de descarte. Caso o móvel não tenha mais utilidade, ele pode dar mais vida, cor e alegria para outro lar”, afirma a especialista.
Móveis quebrados e descartados na rua
Móveis que não são sustentáveis ajudam a causar o acúmulo de lixo - Shutterstock

E aí, já se convenceu a pensar com carinho nos materiais sustentáveis da próxima vez que precisar comprar móveis para a sua casa?

Fonte: Pamela Paz, fundadora e CEO da Tuim, primeira empresa de móveis por assinatura do Brasil.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.